Saiba por que investir em Treinamento e Desenvolvimento de equipe!

4 minutos para ler

Empresas competitivas e inovadoras reconhecem que sua equipe de colaboradores é um de seus principais diferenciais estratégicos e, por isso, investem regularmente em treinamento e desenvolvimento.

Não por acaso, essas mesmas empresas designam um responsável ou criam o setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) dentro de seus organogramas, otimizando a evolução profissional de seu time de forma alinhada com as demandas do negócio.

Quer saber como fazer isso na sua empresa e quais são os benefícios de otimizar sua área de T&D? Confira os conceitos e dicas que listamos neste post.

O que é Treinamento e Desenvolvimento?

Treinamentos são eventos que têm como objetivo trazer um novo conhecimento, técnica ou habilidade para seus participantes. As ações de desenvolvimento seguem a mesma linha, mas, nesse caso, servem para aprimorar e atualizar as competências já adquiridas.

Ou seja, investir em treinamentos e ações de desenvolvimento permite que a empresa mantenha sua competitividade alta no mercado, com profissionais capacitados e prontos para otimizarem a produtividade e os resultados do negócio.

Quais os tipos e métodos de T&D mais eficazes?

Existem alguns tipos de treinamentos que podem ser aplicados, contudo, isso vai depender da estratégia da empresa, de suas especificidades e do mercado.

Uma empresa que atue no mercado de TI e use a Plataforma Analítica Qlik necessita de treinamentos técnicos sobre temas que envolvam Qlik Sense, QlikView e demais recursos. Para isso, o mais aconselhável é buscar empresas especializadas e que acompanham as tendências do setor, como é o caso da Academia IN.

Treinamentos mais abrangentes podem ser aplicados internamente, como é o caso dos onboardings, para que novos colaboradores entendam a dinâmica da empresa, e das soft skills, aquelas utilizadas para melhorar o trabalho em equipe, a organização e a liderança.

Como implantar uma área de Treinamento e Desenvolvimento na empresa?

Para que o projeto de T&D traga os resultados esperados, é preciso ter um planejamento que contemple um diagnóstico das necessidades, um plano de ação com as prioridades, a escolha de parceiros especialistas, a execução dos treinamentos e a mensuração dos resultados.

Com isso, é possível escolher como investir em T&D eficientemente, afinal de contas, essas ações serão direcionadas para as carências técnicas do negócio, que serão supridas com o aprendizado dos colaboradores.

É importante ressaltar que, assim como o planejamento do T&D, o acompanhamento dos resultados na prática é essencial para a consolidação da estratégia, afinal, isso determinará o retorno financeiro real do investimento no treinamento dos colaboradores.

Quais as principais métricas de T&D?

As métricas podem ser qualitativas, como é o caso da adesão dos participantes aos treinamentos, a avaliação da satisfação quanto aos diferentes pontos do evento (conteúdo, plataforma de aprendizagem, facilitador etc), média de pontuação nos testes de conclusão dos cursos, custo por colaborador e mudanças no ambiente de trabalho.

Mudanças quantitativas também podem ser listadas, como na análise do Retorno sobre o Investimento (ROI), melhorias no faturamento ou produtividade por número de colaboradores.

Qual a importância do T&D para o negócio?

Um dos fatores que contribuem para a qualidade dos serviços prestados, para a eficiência operacional e para a satisfação dos colaboradores é o investimento no seu desenvolvimento profissional. Assim, o T&D é fundamental para a empresa e traz uma série de benefícios, como:

  • melhoria no desenvolvimento da equipe, padronizando o nível de conhecimento no mais alto patamar;
  • aumento da produtividade, eliminando atrasos por falta de conhecimento, mitigando falhas de execução e otimizando a sincronia dos processos;
  • aproveitamento de tecnologias a partir do domínio completo de técnicas e aplicações dos sistemas e programas utilizados na empresa;
  • retenção de talentos e engajamento, considerando que a evolução do conhecimento é um dos fatores que os talentos profissionais consideram ao decidir permanecer ou transferir-se para outra empresa.

Focar no Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da empresa é essencial, principalmente em áreas como a de TI, já que suas ferramentas podem oferecer diferentes aplicações, estão em constante atualização e saber utilizá-las integralmente permite que os negócios possam aproveitar e gerar novas oportunidades de sucesso.

Então, quer saber como personalizar uma estratégia de Treinamento e Desenvolvimento para a sua empresa? Converse com um dos consultores da Academia IN e saiba mais.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-