Segurança de dados: por que sua empresa precisa se preocupar com isso?

4 minutos para ler

Saber o que é a segurança de dados e qual a sua importância para as empresas é conhecimento essencial para qualquer gestor que busca o sucesso para o seu negócio. Mesmo assim essa ainda é uma questão recorrente que muitas organizações desconhecem e, por isso, acabam optando por não investir nessa área tão estratégica. Acontece que muitos negócios são dependentes dos dados que correm nas redes e que possibilitam alinhar as estratégias da empresa para o alcance dos melhores resultados.

Entre outros motivos, assegurar a segurança dessas informações é essencial para evitar ataques cibernéticos que podem gerar despesas enormes para as organizações, além de ser instrumento para avaliar e reduzir os riscos pertinentes ao armazenamento de qualquer tipo de informação virtual.

Neste texto, explicaremos mais sobre como isso funciona e qual a sua importância para as empresas. Leia!

O que é a segurança de dados?

Em tese, é uma forma de protegê-los das ameaças acidentais ou intencionais durante ataques cibernéticos que caracterizam modificações não autorizadas, roubo ou destruição. Ou seja, é uma forma de assegurar a preservação das informações de grande valor para as empresas.

Existem três princípios básicos que auxiliam na condução da análise, planejamento e implementação de processos que garantem a segurança dos dados em uma organização: confidencialidade, integridade e disponibilidade.

A confidencialidade determina a imposição de limites de acesso às informações, restringindo-as apenas para pessoas ou entidades autorizadas por aqueles que detêm os direitos dos dados.

A integridade é a garantia de que as informações manipuladas manterão as suas características originais intactas. Desse modo, todos os dados permanecem íntegros conforme foram criados ou estabelecidos pelo proprietário.

Já a disponibilidade é a garantia de que os dados estarão sempre acessíveis quando necessário. Assim, pessoas e entidades autorizadas terão sempre acesso garantido às informações.

Afinal, qual a sua importância?

A segurança das informações é um fator muito importante para as organizações, sobretudo para as que lidam com dados diariamente e dependem deles para otimizar suas ações e estratégias. É essencial para o negócio, considerando que nenhum consumidor fornecerá informações financeiras ou cadastrais para uma empresa que não possa garantir a sua proteção.

Além disso, a segurança de dados é também muito importante para evitar o vazamento de informações com potencial para gerar prejuízos catastróficos para a empresa, além de representar um diferencial de mercado. Assim, é possível atrair clientes mais cautelosos e mais bem informados, que prezam por escolher uma organização totalmente capacitada.

Como garantir a segurança de dados?

Não basta entender o que é a segurança de dados e a sua importância. Mais do que isso, é preciso conhecer meios e ferramentas seguras que garantam a proteção das informações. Conheça as principais a seguir.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento de arquivos em nuvem é, hoje, uma forma acessível para qualquer empresa. Praticamente sem custo de manutenção, garante a disponibilidade integral dos dados com segurança e sigilo, permitindo acesso remoto a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Política de senhas

De nada adianta investir em cloud computing se não houver uma orientação focada na importância da manutenção e criação de senhas corporativas. A empresa deve criar barreiras para a elaboração de códigos, com base em um cronograma que lembre os funcionários de atualizarem as suas senhas periodicamente.

Treinamento para a equipe

Com um programa de treinamento específico, é possível melhorar a forma como os colaboradores lidam com as informações estratégicas e, assim, garantir a segurança dos dados.

Criptografia

Esse mecanismo de segurança utiliza algoritmos e esquemas matemáticos para codificar as informações em um formato ilegível. Desse modo, apenas as pessoas que possuem a chave de acesso são capazes de decodificar os arquivos.

Como se percebe, o investimento em segurança de dados é muito importante para que as empresas que têm uma cultura data driven consigam se prevenir contra ataques cibernéticos e vazamento de informações. É ainda uma forma de as organizações atenderem às exigências da lei geral da proteção de dados e evitarem surpresas desagradáveis.

Agora que você entendeu o que é e por que garantir a segurança das informações na sua empresa, aproveite para conferir nosso artigo sobre o significado de BYOD e como usá-lo na proteção dos seus dados!

Ebook Inteligência de MercadoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-