Saiba como otimizar a modelagem de dados da sua empresa
Você sabe como a modelagem de dados pode ajudar uma empresa a alcançar seus objetivos? Para falar sobre isso, primeiro devemos explorar o conceito e mostrar como ele pode ser útil para as organizações.
Modelagem é a criação de regras que definem como um software funciona. Os modelos são úteis para se entender escopos de projeto e suas características, servindo para minimizar os erros ao navegar por dados.
Ficou interessado no assunto? Continue a leitura deste post e conheça algumas otimizações que podem qualificar os resultados do seu empreendimento nas decisões orientadas por dados. Vamos lá?
Entenda as necessidades do negócio
A modelagem de dados ajuda as organizações a funcionarem melhor. Para que ela seja bem-feita, todavia, os modelos precisam ser construídos atendendo às demandas específicas de cada empresa.
Capturar exatamente quais são as prioridades permitirá que você entenda qual é a estratégia mais eficiente na hora de fazer a modelagem e o que deve ser priorizado ao longo dessa tarefa. Converse com as pessoas que precisarão utilizar os dados nas suas rotinas. Essa tática é imprescindível para a otimização.
Comece com uma modelagem de dados simples
Ao lidar com dados, assim como construir uma casa — que deve ser bem-feita, mas não precisa ser complexa — é preciso ter uma estrutura. Se, ao construir uma residência, o projeto pode se tornar mais elaborado do que imaginávamos no começo, dados têm também uma tendência a ganhar complexidade conforme são acumulados.
Fatores como tamanho, tipo, estrutura e taxa de crescimento são as principais considerações aqui. O certo, então, é começar com modelos de dados pequenos e simples para corrigir problemas com facilidade no futuro. Ferramentas menos complexas darão suporte para uma multiplicidade de modelos de dados.
Use apenas os dados de que precisa durante a modelagem
Hoje, todos os negócios coletam uma infinidade de dados variáveis ao longo de seus ciclos de vida. Computadores, porém, têm limitações ao lidar com todos eles. Por causa disso, é mais fácil conseguir uma modelagem de dados otimizada se você se preocupa apenas com os dados que são úteis em um determinado momento.
Idealmente, é uma boa ideia construir um modelo em que apenas os dados que serão considerados são acessados a cada consulta. Dessa forma, é fácil evitar problemas de performance e desperdícios.
Invista em ferramentas inteligentes para a modelagem de dados
Quanto mais complexo é o recurso utilizado para a modelagem, maiores serão as demandas (por codificação específica e outras ações afins) de uma análise prévia. A sorte é que todas essas ações podem ser feitas por sistemas programados previamente. Ao implementar um software de modelagem, considere quanto do seu trabalho pode ser automatizado por ele. Recursos como o clique e arraste, e o acesso à múltiplas bases de dados devem estar disponíveis para otimizar suas tarefas.
A modelagem de dados pode atender a vários objetivos, como entender relacionamentos complexos ou organizar os dados armazenados em servidores. Quando bem-feita, ela traz velocidade para as decisões de negócios e resultados mais precisos na análise de dados.
Quer aprender tudo sobre modelagem de dados? Entre em contato conosco e conheça nossos cursos sobre o tema!