Conheça os principais relatórios de TI e como interpretá-los

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Atualmente, é impensável uma empresa não investir em tecnologia de informação. Afinal, a área oferece muitos recursos que possibilitam entender e ajustar o posicionamento da organização, seja no presente ou com projeções para o futuro. Dentre eles, é fundamental investir no relatório de TI. 

No post a seguir, confira a importância dessa ferramenta e quais são os seus principais tipos. Além disso, veja como interpretar um relatório de TI. Boa leitura! 

Relatório de TI: por que é importante? 

Independentemente da área de atuação de uma empresa, o uso de TI possibilita a captura de informações essenciais para o negócio. A partir disso, é possível aplicar a análise de dados do BIG Data, separando as informações de qualidade, a fim de usá-las nas tomadas de decisões. Por isso, o relatório de TI é tão fundamental. Afinal, ele oferece tudo o que o analista de dados precisa para identificar métricas e medir desempenhos. 

Assim, esses indicadores de TI podem mostrar se todo o sistema tecnológico e a infraestrutura do departamento são adequados para a função. Dessa forma, não ocorrem falhas na formação da big data, nem nos processos de análise, bem como é possível identificar as reais necessidades do setor, a fim de minimizar custos, sem comprometer o desempenho da empresa. 

Quais são os principais relatórios de TI e seus indicadores? 

Existem diferentes tipos de relatórios que o setor de tecnologia pode gerar. Confira alguns deles a seguir! 

Relatórios operacionais 

Relativo à empresa, ao uso de um produto ou de uma infraestrutura, o relatório operacional pode apontar informações relevantes para o dia a dia da companhia, usando dados como: 

  • produtividade de colaboradores e seus custos; 
  • custos da infraestrutura de TI; 
  • tempo de inatividade de um sistema; 
  • tempo de atividade do usuário; 
  • interrupções nada rede; 
  • disponibilidade do service desk. 

SLA 

Service Level Agreement é um acordo formal entre fornecedor e empresa, a fim de garantir o cumprimento de resultados prometidos por aquela solução tecnológica. Sendo assim, o relatório de TI sobre SLA abarca dados de desempenho que indicam se aquele produto é bom, se o fornecedor oferece o que prometeu e se os usuários finais estão sendo atendidos. Para isso, utilizam-se indicadores como: 

  • tempo de resposta; 
  • número de reclamações de um usuário; 
  • capacidade de entrega; 
  • segurança do serviço. 

Relatórios de sistema 

O relatório de um sistema de TI diz respeito, principalmente, à sua funcionalidade, disponibilidade e confiabilidade, abordando todos os hardwares e softwares que fazem parte dele. 

No primeiro caso, garante que todas as funções possam ser executadas, permitindo a realização dos processos da empresa. Já na segunda situação, permite medir se o sistema tem falhas que o tornem indisponível, o que compromete o rendimento da organização. Por fim, a confiabilidade envolve aspectos de segurança, como a proteção de dados. Assim, é possível: 

  • fazer atualizações e manutenções com mais precisão; 
  • expandir negócios, já que o sistema se torna mais confiável; 
  • relacionar o desempenho de um sistema com a produtividade do negócio e propor melhorias. 

Como interpretar um relatório de TI com indicadores? 

Para interpretar os dados gerados pelo relatório, é preciso que o gestor entenda bem não só do que o documento trata, mas também de quais dados precisa. Ou seja, investir seu tempo em procurar apenas o necessário, em meio a um grande volume de informações. Para isso, é importante: 

  • buscar clareza; 
  • deixar os resultados simples, especialmente no caso de mostrá-los a outras pessoas; 
  • selecionar as métricas certas e entendê-las; 
  • escolher indicadores que mostrem a realidade de um cenário por diversos ângulos;
  • usar ferramentas específicas, que possam auxiliar em todos esses processos, integrando-se ao sistema de TI e otimizando o relatório. 

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado com a área de TI-Dados. Afinal, com dados de qualidade e uma boa análise, é possível identificar oportunidades importantes e otimizar cada processo. Para isso, é preciso que toda a estrutura funcione adequadamente, algo que deve ser demonstrado no relatório de TI. Sendo assim, criá-lo com ferramentas adequadas pode ajudar a visualizar melhor os indicadores e direcionar as ações para a tomada de decisões mais assertivas e eficazes.

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