Conheça os principais relatórios de TI e como interpretá-los
Atualmente, é impensável uma empresa não investir em tecnologia de informação. Afinal, a área oferece muitos recursos que possibilitam entender e ajustar o posicionamento da organização, seja no presente ou com projeções para o futuro. Dentre eles, é fundamental investir no relatório de TI.
No post a seguir, confira a importância dessa ferramenta e quais são os seus principais tipos. Além disso, veja como interpretar um relatório de TI. Boa leitura!
Relatório de TI: por que é importante?
Independentemente da área de atuação de uma empresa, o uso de TI possibilita a captura de informações essenciais para o negócio. A partir disso, é possível aplicar a análise de dados do BIG Data, separando as informações de qualidade, a fim de usá-las nas tomadas de decisões. Por isso, o relatório de TI é tão fundamental. Afinal, ele oferece tudo o que o analista de dados precisa para identificar métricas e medir desempenhos.
Assim, esses indicadores de TI podem mostrar se todo o sistema tecnológico e a infraestrutura do departamento são adequados para a função. Dessa forma, não ocorrem falhas na formação da big data, nem nos processos de análise, bem como é possível identificar as reais necessidades do setor, a fim de minimizar custos, sem comprometer o desempenho da empresa.
Quais são os principais relatórios de TI e seus indicadores?
Existem diferentes tipos de relatórios que o setor de tecnologia pode gerar. Confira alguns deles a seguir!
Relatórios operacionais
Relativo à empresa, ao uso de um produto ou de uma infraestrutura, o relatório operacional pode apontar informações relevantes para o dia a dia da companhia, usando dados como:
- produtividade de colaboradores e seus custos;
- custos da infraestrutura de TI;
- tempo de inatividade de um sistema;
- tempo de atividade do usuário;
- interrupções nada rede;
- disponibilidade do service desk.
SLA
O Service Level Agreement é um acordo formal entre fornecedor e empresa, a fim de garantir o cumprimento de resultados prometidos por aquela solução tecnológica. Sendo assim, o relatório de TI sobre SLA abarca dados de desempenho que indicam se aquele produto é bom, se o fornecedor oferece o que prometeu e se os usuários finais estão sendo atendidos. Para isso, utilizam-se indicadores como:
- tempo de resposta;
- número de reclamações de um usuário;
- capacidade de entrega;
- segurança do serviço.
Relatórios de sistema
O relatório de um sistema de TI diz respeito, principalmente, à sua funcionalidade, disponibilidade e confiabilidade, abordando todos os hardwares e softwares que fazem parte dele.
No primeiro caso, garante que todas as funções possam ser executadas, permitindo a realização dos processos da empresa. Já na segunda situação, permite medir se o sistema tem falhas que o tornem indisponível, o que compromete o rendimento da organização. Por fim, a confiabilidade envolve aspectos de segurança, como a proteção de dados. Assim, é possível:
- fazer atualizações e manutenções com mais precisão;
- expandir negócios, já que o sistema se torna mais confiável;
- relacionar o desempenho de um sistema com a produtividade do negócio e propor melhorias.
Como interpretar um relatório de TI com indicadores?
Para interpretar os dados gerados pelo relatório, é preciso que o gestor entenda bem não só do que o documento trata, mas também de quais dados precisa. Ou seja, investir seu tempo em procurar apenas o necessário, em meio a um grande volume de informações. Para isso, é importante:
- buscar clareza;
- deixar os resultados simples, especialmente no caso de mostrá-los a outras pessoas;
- selecionar as métricas certas e entendê-las;
- escolher indicadores que mostrem a realidade de um cenário por diversos ângulos;
- usar ferramentas específicas, que possam auxiliar em todos esses processos, integrando-se ao sistema de TI e otimizando o relatório.
O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado com a área de TI-Dados. Afinal, com dados de qualidade e uma boa análise, é possível identificar oportunidades importantes e otimizar cada processo. Para isso, é preciso que toda a estrutura funcione adequadamente, algo que deve ser demonstrado no relatório de TI. Sendo assim, criá-lo com ferramentas adequadas pode ajudar a visualizar melhor os indicadores e direcionar as ações para a tomada de decisões mais assertivas e eficazes.
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