Entenda como fazer a redução de custos com TI agora!

4 minutos para ler

O setor de Tecnologia da Informação é responsável por manter a infraestrutura tecnológica de uma empresa funcionando ao garantir que as ferramentas internas melhorem o fluxo de trabalho de outras equipes e não prejudiquem o atendimento ao público.

Portanto, quando se trata da redução de custos com TI, é preciso encontrar maneiras de fazer isso sem afetar a qualidade do setor.

Esse é um grande desafio para gestores. Os custos com TI costumam ser altos, já que envolvem tecnologias sofisticadas, e enxugar o orçamento destinado a esse setor não pode significar baixa na produtividade da empresa.

A seguir, veja mais sobre a importância da redução de custos em TI e algumas dicas de como implementá-la no seu negócio!

Importância de reduzir custos no setor de TI

Reduzir custos em TI está diretamente relacionado à disponibilidade de investir em processos mais baratos e sofisticados. Isso porque as novas soluções para o setor são baseadas em processos automatizados e com custo baixo.

Portanto, em vez de fazer uma espécie de corte vertical de custos, reduzindo o orçamento destinado ao setor rapidamente, o caminho mais recomendado é melhorar as ferramentas tecnológicas.

Assim, é possível reduzir custos no longo prazo sem perder vantagem competitiva, já que a medida terá um retorno eficiente para a empresa.

Como fazer a redução de custos com TI

Reduzir custos no setor de TI envolve algumas práticas fundamentais em um contexto de transformação digital. A seguir, veja algumas delas.

Automação de processos

A automação de processos é uma transformação que afeta as funções realizadas dentro de uma empresa, principalmente funções manuais e burocráticas, porque elas deixam de ser realizadas por colaboradores e passam a ficar a cargo de softwares.

Uma mudança dessa natureza pode ser responsável pelo aumento da produtividade, redução de erros e despesas.

Serviços na nuvem

Uma infraestrutura de nuvem permite que a empresa gaste menos com licenças de produto, atualização de softwares e instalações, além de agregar mobilidade e rapidez às suas operações.

Investimento em treinamentos

A promoção da capacitação traz para as empresas ganhos com produtividade e permite que os profissionais permaneçam atentos a técnicas e recursos tecnológicos em alta no mercado de TI.

Porém, vale ressaltar que investir em tecnologia não é a única solução para problemas operacionais, pois é a capacitação das pessoas que garante a total eficiência das novas infraestruturas.

Portanto, treinamentos, palestras, oficinas e workshops podem agregar conhecimentos valiosos para os colaboradores da sua empresa.

Por que encontrar bons fornecedores

Ao longo de anos, é normal que se construam relações de cooperação entre empresas e fornecedores. Contudo, isso não pode ser motivo para deixar de revisar os acordos firmados e discutir novas possibilidades para ambas as partes.

Trabalhar no longo prazo com um fornecedor pode ser um aspecto positivo, pois torna a empresa um cliente de referência, o que facilita a negociação de preços e volume de compras.

No entanto, talvez seja a hora de encontrar outras parcerias caso os preços estejam muito acima da média e os fornecedores não se mostrem dispostos a fazer concessões.

Nesse sentido, fornecedores de softwares podem ajudar na redução de custos ao oferecer ferramentas que simplificam os processos de TI das empresas, como o SaaS (Software as a Service).

Ao adotar essa ferramenta, a empresa tem uma grande economia com atualização e manutenção da infraestrutura, pois esses processos ficam a cargo dos fornecedores.

Além disso, é importante contar com a ajuda de empresas especializadas para oferecer treinamentos a equipes internas. Nesse ponto, a Academia IN pode ajudar com treinamentos personalizados, presenciais e a distância, adaptados ao ambiente de cada negócio.

Gostou das nossas dicas sobre redução de custo com TI? Coloque-as em prática para aproveitar melhor os recursos disponíveis e ir atrás de ferramentas mais modernas e avançadas para melhorar seus resultados.

Se você quiser receber outras dicas sobre controle de custos e tomada de decisões, assine a newsletter da Academia IN!

Ebook Inteligência de Mercado
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-