Qlik Sense: quais são as certificações disponíveis?

3 minutos para ler

As certificações Qlik Sense são uma declaração formal de comprovação emitidas pela própria Qlik. Elas comprovam a capacidade profissional de um indivíduo em sua especialização na plataforma — o que as torna muito relevantes, afinal, ser capaz de confirmar o seu conhecimento pode ser um grande diferencial na hora de apresentar o seu currículo às empresas.

Mesmo que as certificações não sejam necessárias para trabalhar com BI, elas podem ajudar a obter uma vantagem durante as entrevistas, provando para os empregadores que você tem o conhecimento certo para o serviço.

Pensando nisso, separamos, neste texto, as três certificações Qlik Sense disponíveis e suas principais características, para você fazer a escolha certa na hora de se especializar. Vamos lá!

Certificação Qlik Sense Business Analyst

Para conseguir essa certificação, são testados o conhecimento dos candidatos sobre a análise de dados, preparação e carregamento das informações nos aplicativos Qlik Sense e a identificação, projeção e desenvolvimento da interface dos aplicativos.

Esse certificado é indicado para quem tem conhecimento básico de BI, em relatórios e análise de dados, como também para quem já trabalha com Qlik Sense para projetar aplicações.

Antes de fazer esse exame, é importante que os candidatos tenham habilidades em alguns aspectos, como desenvolver aplicativos de qualidade de produção ou ser bem versado com as melhores práticas de design, entre outras.

Certificação Qlik Sense Data Architect

A certificação de Qlik Sense Data Architect testa a capacidade dos candidatos de determinar os requisitos apropriados para a modelagem de dados, projeção e construção de modelos de dados e validação de dados. Ela é recomendada para profissionais que já atuam com o desenvolvimento, implementação e suporte a aplicativos Qlik Sense.

Esse exame cobra alguns pré-requisitos dos candidatos a respeito de seu conhecimento em:

  • validação de dados e escrita de script de carg;
  • bom entendimento de Extract-Transform-Load (ETL);
  • uso de conectores Qlik para ligar-se às fontes de dados;
  • bom entendimento da arquitetura do Qlik e da camada QVD;
  • arquitetamento de dados para desempenho ideal;
  • banco de dados SQL e relacionados.

Certificação Qlik Sense System Administrator

Essa é mais uma das certificações Qlik Sense e ela tem o foco em pessoas que já estão acostumadas a construir ambientes de trabalhos, servidores etc. Aqui, o profissional tem o seu conhecimento testado sobre como administrar e manter o sistema Qlik Sense para a implementação no servidor, com o gerenciamento de ambiente, monitoramento e solução de problemas.

Esse exame requer o pré-requisito dos candidatos em diversos tópicos, como a experiência como administrador em ambientes baseados no Microsoft Windows Server de pelo menos 6 meses, além de conhecimento em fornecimento de dados, governança de aplicativos, manutenção de bibliotecas, segurança de aplicativos entre outros requisitos.

Agora que você entendeu as principais diferenças entre as certificações Qlik Sense, é importante procurar um bom curso para se preparar para os exames. Isso porque, mesmo que os certificados não expirem, eles podem ficar desatualizados em relação aos lançamentos mais atuais do Qlik. Na Academia IN, é possível encontrar um conteúdo atualizado sobre as versões dessa plataforma.

Por isso, não perca tempo e entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos cursos e se torne um especialista certificado pela Qlik!

Banner Qlik SensePowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-