Por que usar o Qlik Data Integration? Descubra aqui!

3 minutos para ler

É um consenso no meio empresarial que trabalhar com dados traz inúmeras vantagens. No entanto, podem ocorrer problemas nos processos de armazenamento, coleta e análise das informações que prejudicam os resultados desejados. E com o objetivo de otimizar e facilitar esse processo foi criada a plataforma Qlik Data Integration. Você já ouviu falar dela?

O Qlik Data Integration é uma plataforma inovadora em vários aspectos, o que torna os processos de análise e tratamento de dados simples, em tempo real e universal. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre a plataforma, continue lendo o artigo!

O que é Qlik Data Integration?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é replicação de dados e integração de dados. A replicação pode ser definida como cópias de dados de um ambiente para outro, mantendo a configuração das informações originais. Ela está relacionada com as tecnologias DBMS (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados).

Por outro lado, a integração de dados é a combinação de diferentes tecnologias utilizadas com o objetivo de reunir dados provenientes de diferentes tipos de fontes. O resultado desse processo são insights valiosos, cujas informações ajudam a organização a ter uma visão mais apurada do seu negócio.

A plataforma Qlik Data Integration simplifica, automatiza e acelera muito todo o pipeline de dados brutos a dados prontos com a intenção de produzir insights necessários na hora certa. Isso funciona com uma abordagem moderna, considerando a integração de dados de forma contínua. Para tanto, ela faz uso de três aplicações: Data Streaming, Data Warehouse e Data Lake.

Quais são as integrações da Qlik?

Data Streaming (CDC)

O streaming de dados é o procedimento de transmissão, ingestão e processamento de dados de modo contínuo, em vez de parcial. O streaming de dados é um recurso importante para organizações que desejam gerar resultados analíticos em tempo real. O valor dos dados transmitidos está na capacidade de processá-los e analisá-los à medida que chegam.

Data Warehouse

Data Warehouse é um banco de dados cuja função é auxiliar as atividades de Business Intelligence (BI). Ele tem a capacidade de armazenar e organizar grandes quantidades de informações. Além disso, esses dados são procedentes de diversos tipos de fontes, entre elas: aplicativos de transações e arquivos de log de aplicativos.

Data Lake

O Data Lake é um espaço onde são armazenados diversos tipos de dados produzidos pela empresa ou para ela. Essas informações são guardadas ali de forma bruta, ou seja, sem nenhuma forma de processamento e análise.

Quais são os benefícios do Qlik Data Integration?

Utilizar uma plataforma como o Qlik Data Integration traz diversas vantagens para a empresa em relação ao tratamento de dados. Algumas delas se destacam: aumento da competitividade, alcance de melhores parcerias e melhor relacionamento com os clientes. Outros benefícios são:

  • melhora as tomadas de decisões;
  • distribuí dados de várias fontes;
  • mais insights trazem melhorias.

Business Intelligence, análises e vantagens competitivas são importantes quando se trata de integração de dados. É por isso que é essencial para sua empresa ter acesso total a todos os conjuntos de dados de todas as fontes. O Qlik Data Integration ajuda as empresas a estabelecerem dados de praticamente qualquer fonte e prepará-los para análise e gerar insights poderosos.

Para acompanhar mais conteúdos sobre integração de dados e análise de dados, assine a nossa newsletter!

Banner Qlik Sense
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-