Quais são as 3 profissões em alta no futuro e como se preparar para elas?

4 minutos para ler

Conhecer as profissões em alta no futuro é muito importante, especialmente para quem está ingressando agora no mercado de trabalho. Esse conhecimento, com certeza, pode guiar você nas suas escolhas sobre qual ramo seguir ou, até mesmo, pautar alguma decisão de troca de área. Com isso, é possível dar um bom passo e aumentar suas chances de estabilidade de emprego.

Para saber quais são as 3 profissões em alta no futuro, por que e como se preparar para elas, confira este post. Boa leitura!

Entenda a importância de conhecer as profissões em alta no futuro

Conhecer esses ramos é importante para quem está ainda decidindo qual carreira seguir, pois além de fortalecer uma preferência da pessoa, pode também fazer com que ela olhe para outras áreas que tem afinidade, mas que muitas das vezes são deixadas de lado.

Além disso, quem já está consolidado no mercado tem também que ficar atento às tendências das profissões, especialmente os investidores — para investir em empresas nas áreas desses ofícios — e os empreendedores, os quais devem buscar cada vez mais profissionais desse tipo para agregar valor às suas companhias.

Conheça as profissões do futuro

Para se preparar bem para o mercado de trabalho de um futuro não tão distante, separamos para você algumas das profissões que terão muito destaque nos próximos anos. Confira!

1. Analista de Big Data

Os dados gerados na internet crescem a cada ano e essas informações são muito valiosas, pois ajudam na tomada de decisões, deixando esse processo mais objetivo e lógico, dando um maior embasamento e colocando em prática o chamado Data Driven.

No entanto, esses dados podem estar muitas vezes embaralhados, o que dificulta a sua compreensão. Portanto, esse profissional vai ser cada vez mais importante, independentemente da área de atuação da empresa, pois se ela está conectada à internet, ela contribui para o crescimento do Big Data. Essas informações não podem ser descartadas e, para isso, é necessário dominar as ferramentas de análises de dados, como a plataforma Qlik.

2. Engenheiro de Inteligência Artificial

Há muito tempo que essa área deixou de ser uma exclusividade dos filmes de ficção científica. Diversas ferramentas fazem uso de conhecimentos dessa área, como chatbots, BI e alguns modelos estatísticos utilizados para predição. Se você se sente à vontade em escrever algoritmos e pensa em dar um passo além, essa pode ser a sua área.

3. Cientista de Dados

Pois é, o manejo de dados será cada vez mais fundamental e é preciso estar cada vez mais por dentro desse assunto. Para isso, uma boa ideia é dar uma olhada no nosso curso Alteryx Essential Analytics. Você terá uma excelente noção de como é essa área, sem ser um especialista.

Além de realizar o manejo desses dados, cabe a esse profissional identificar padrões e saber explorá-los. São exigidos conhecimentos de ciência da computação e de estatística para que ele extraia todo o potencial desse conteúdo.

Como você pôde perceber, o manejo de dados e as áreas ligadas à computação estão no centro das profissões em alta no futuro. Portanto, se você gosta de informática, conhecimentos matemáticos e possui uma boa inteligência emocional, talvez essa seja a área para você se dedicar. Empresas voltarão cada vez mais o olhar para essas profissões a fim de permanecerem cada vez mais competitivas.

Agora que você percebeu o quão importante é e será o manejo de dados, por que você não entra em contato conosco para que possamos ajudá-lo nessa área fundamental?

blog_carreira de dadosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-