Como o profissional de TI pode se destacar no mercado?

4 minutos para ler

Em um ano, a área de TI cresceu 63%. Isso não apenas se deve às necessidades das empresas, mas também reflete uma mudança na sociedade. Ou seja, hábitos cada vez mais tecnológicos, que abrem muito espaço para quem é profissional de TI. Contudo, apesar do grande número de vagas, as empresas querem pessoas capacitadas. Por isso, é fundamental buscar formação completa nessa área que está em constante mudança.

Neste artigo, veja como se destacar na área de TI e confira alguns cursos essenciais para melhorar o seu currículo. Boa leitura!

Por que é essencial se profissionalizar em TI?

Você se lembra da realidade dos Jetsons? Apesar de ter sido criado na década de 1960, a história da família que vive em um futuro completamente tecnológico não está tão distante de nós. Aliás, algumas coisas mostradas no desenho, de fato, já estão em nosso dia a dia.

Isso apenas indica o quanto evoluímos tecnologicamente — e depressa. Não é preciso muito para observar como, a cada dia, novidades surgem para remodelar o que acabou de ser lançado.

Em meio a tudo isso, estão pessoas de várias áreas, como o profissional de TI. Sendo assim, é preciso estar preparado. Afinal, as oportunidades são imensas, mas, para acompanhar esse futuro, que chega tão rápido, algumas qualificações são necessárias.

Como se destacar na área de TI?

Para o profissional de TI ou uma empresa que tenha seu próprio time, destacar-se no mercado não é importante apenas diante da grande concorrência mas também vale para ganhar autoridade e ter seu valor reconhecido, além de criar as suas próprias oportunidades. Para isso, algumas dicas são bastante valiosas.

Atualização constante

Como vimos, é preciso prever o futuro em TI. Sendo assim, a atualização constante na área prepara o profissional para não só aplicar soluções tecnológicas novas mas também para criá-las.

Desenvolver novas habilidades

Aprimorar habilidades já existentes ou desenvolver novas competências também são formas de se destacar. Nesse caso, não basta saber sobre a área de TI. Também é preciso ter outras capacidades exigidas pelo mercado para se tornar um profissional mais completo.

Qualificar a equipe

Mesmo que a sua empresa não seja da área, contar com uma equipe de TI é fundamental para realizar processos no dia a dia e integrar vantagens tecnológicas, tanto para você quanto para seus clientes. Para isso, é muito importante capacitar sua equipe para que não só resultados melhores sejam alcançados mas para ter profissionais qualificados e aptos para trazer soluções inovadoras para o seu negócio.

Investir em qualificações

A área de TI é muito ampla e algumas de suas subáreas estão em pleno desenvolvimento, por exemplo, a segurança da informação ou a análise de dados. Sendo assim, investir em sua capacitação é imprescindível para se tornar um bom profissional. Aliás, hoje em dia, com o ensino EAD e as microcertificações, rapidamente é possível melhorar bastante o seu currículo.

Quais são os cursos ideais para o profissional de TI?

Seja para você ou sua equipe, alguns cursos são muito interessantes para a área de TI. A Academia IN, por exemplo, atua online e de forma presencial, com diversas opções para você se especializar de forma fácil e completa.

Performance de equipe

O curso “Criando equipes de alta performance” foca o profissional que quer ser líder ou já trabalha na liderança de equipe. Com ele, capacidades como criar, gerenciar e engajar uma equipe são desenvolvidas para alcançar melhores resultados de produtividade.

Fundamentos de Big Data

Focado na plataforma de software Hadoop, o curso detalha os componentes da plataforma, permitindo que o profissional de TI identifique e resolva problemas reais.

Qlik Sense

“Treinamento Apoio à Certificação Qlik Sense” traz 250 exercícios para que o profissional teste suas habilidades na ferramenta e se prepare para se tornar um especialista ou desenvolva melhor seus conhecimentos em na ferramenta de BI Qlik Sense.

O profissional de TI encontra muitas oportunidades atualmente, mas também muitos desafios. Por isso, desde quem trabalha como autônomo até quem tem uma equipe de TI em sua empresa, é preciso buscar qualificação. Assim, é possível acompanhar a área de perto e se preparar para o futuro, aproveitando cada oportunidade em sua carreira ou negócio.

Gostou do post e quer investir em sua formação? Fale com a gente!

blog_carreira de dados
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-