Como fazer um planejamento de sucesso? Entenda aqui

4 minutos para ler

Na medida em que a quantidade de informações sujeitas à análise cresce na internet, é importante que os gestores apostem em medidas de organização para fazer a empresa crescer diante da concorrência. Por isso, entender como fazer um planejamento de sucesso é o primeiro passo!

Não perca a chance de organizar as operações da sua empresa de forma estratégica: o planejamento empresarial serve justamente para esse propósito. Em linhas gerais, um planejamento trata-se da melhor maneira de entender o atual cenário da empresa, definir metas, escolher os caminhos para atingi-las e acompanhar o desempenho da equipe.

Abaixo, separamos as etapas que não podem ficar de fora de um planejamento de sucesso. Confira e tire suas dúvidas!

Definir metas

De nada adianta reciclar estratégias que deram certo em outras empresas se a sua equipe não sabe para onde está indo. É indispensável definir metas claras, que reflitam a realidade do negócio, as suas necessidades, seus valores e a expectativa para os próximos anos. Esse é um dos passos iniciais para um planejamento empresarial consistente.

Um dos métodos mais conhecidos para criar metas realistas é o SMART. Ele foi desenvolvimento para criar metas específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais.

Fazer um diagnóstico

Outro passo importante no planejamento é fazer um diagnóstico da empresa. Em linhas gerais, o diagnóstico empresarial tem o objetivo de identificar problemas e oportunidades, permitindo que os gestores consigam tomar decisões que reflitam a realidade do negócio.

Existem alguns passos fundamentais para que você tenha um diagnóstico preciso da sua empresa: é importante coletar informações sobre os setores (por meio de entrevistas, relatórios e observação em tempo real), analisar os dados (esquematizando os problemas e oportunidades por categorias) e identificar problemas.

Montar um plano de ação

Apenas saber as operações que estão dando errado não basta. É importante montar um plano de ação, com base nas informações coletadas e na análise dos dados. Reúna gestores e supervisores para encontrar soluções em comum.

Organize as tarefas a serem executadas e defina os responsáveis. Divida as grandes tarefas em tarefas menores e decida os prazos para que elas sejam finalizadas. Sem prazos específicos, não vai ser possível otimizar o tempo e acompanhar os resultados.

Usar tecnologias

Existem soluções digitais voltadas para a gestão e o planejamento empresarial. A Pyplan, por exemplo, é uma ferramenta usada por negócios de todos os nichos e portes que querem tomar decisões com base em dados reais.

Com a Pyplan, a empresa pode montar planejamentos integrados (com os quais se busca atingir metas com o mínimo de desperdício possível) e colaborativos (planejamento de demandas e decisões de forma conjunta).

A ferramenta é construída com base na linguagem de programação mais utilizada no mundo, o Python, permitindo que os profissionais centralizem todas as tarefas e acompanhamento de análise de dados que irão trazer para o negócio um planejamento com alto teor de valor.

Um planejamento de sucesso promove a integração das equipes da sua empresa, assim, todos os setores devem se mobilizar em torno de objetivos comuns. Cada profissional deve saber exatamente o seu papel para o alcance das metas. E, como vimos, utilizar tecnologias como Pyplan faz toda a diferença nesse percurso!

Já conhece a Academia IN? Os nossos cursos sobre gestão, projetos, plataforma Qlik e outros assuntos do universo Business Intelligence são totalmente personalizados. Acesse nosso site e saiba mais detalhes!

Ebook Inteligência de Mercado
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-