O que é democratização de dados e como ela impacta o seu cotidiano?

O que é democratização de dados e como ela impacta o seu cotidiano?
3 minutos para ler

Você já ouviu falar no termo democratização de dados? Esse é um conceito inovador, criado por aqueles que defendem que o usuário médio deve ter capacidade de acessar as informações sobre ele. Seu objetivo é permitir que qualquer um, por menos especialista que seja, possa coletar e analisar dados sem precisar da ajuda de terceiros.

A ideia por trás da democratização de dados é quebrar o monopólio imposto por grandes empresas e criar uma cultura analítica nos ambientes de trabalho. Hoje, por exemplo, um negócio pode impedir que parte dos seus funcionários tenham acesso a dados porque eles não têm a habilidade necessária para processá-los, mas a tendência é que no futuro isso fique para trás. Claro que essa democratização deve vir acompanhada de Governança.

A democratização visa que todos os colaboradores sejam informados para lidar com os dados que uma empresa tem. Contudo, como isso pode beneficiar os negócios? Confira nos tópicos a seguir!

Melhoria na tomada de decisão

Quando os dados são vistos como algo complexo e restritos apenas à alguns colaboradores da empresa, eles tendem a não ser usados para completar todo o seu potencial. Decisões do dia a dia que poderiam ser influenciadas por essas informações são tomadas com base em outros critérios e isso acaba por gerar resultados negativos para o negócio.

Empresas que implementam a democratização de dados obtêm resultados melhores porque compartilham informações com mais agentes de tomada de decisão, mesmo que eles estejam abaixo dos gestores e diretores em hierarquia.

Aumenta o nível técnico dos colaboradores

Dar acesso as informações sem combinar isso com educação a dados, é uma receita para o fracasso. A democratização de dados funciona melhor quando é aliada a programas educativos e treinamentos. Isso permite que os colaboradores de nível médio consigam utilizar os dados que estão à sua disposição para fazerem seus trabalhos de maneira mais eficaz.

Trabalhe as capacidades analíticas dos seus colaboradores antes de dar início à democratização de dados e utilize os profissionais do departamento de TI como evangelistas para ajudá-lo nessa empreitada.

Otimiza as tecnologias da empresa

Para garantir que a democratização de dados não terá impactos negativos no negócio, o ideal é investir em tecnologias de BI e BIG Data que possam ser facilmente aprendidos. Utilize a democratização como uma oportunidade de rever as ferramentas que utiliza neste momento e avalie a curva de aprendizagem deles.

Recursos mais customizáveis tendem a ser mais bem-sucedidos durante a implementação da democratização de dados. Eles ajudarão, até mesmo aqueles menos familiarizados com estatística e análises gráficas, a compreender os dados e a transformá-los em informações que influenciam a tomada de decisão.

A democratização de dados é uma tendência defendida pelos grandes especialistas da área e mais cedo ou mais tarde ela chegará na sua empresa, e você?!! Precisa estar preparado. É preciso olhar para isso como uma oportunidade de aprender e se tornar um profissional melhor. Portanto, sua prioridade deve ser buscar conhecimento, cursos, workshops e treinamentos que possam ajudá-lo a ser um agente importante dessa transformação.

Agora que você já está familiarizado com o conceito de democratização de dados é hora de ir além. Fale com a nossa equipe e conheça os cursos que vão ajudá-lo a se tornar um especialista em Ciência de Dados!

Ebook Inteligência de MercadoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-