O que é a Indústria 4.0 e quais oportunidades surgem com essa evolução?

4 minutos para ler

advento da Indústria 4.0 está relacionado a um novo modelo de negócio, amparado por sistemas ciberfísicos, conectividade e produção inteligente.

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por meio do Projeto Indústria 2027, analisou o impacto dessa inovação na competitividade industrial do Brasil.

Na pesquisa, entre 760 empresas, 1,6% operam dentro do conceito de indústria 4.0, 15,1% consideram incorporar novas tecnologias em seus processos para se adequar, 45,6% ainda realizam estudos iniciais para posterior adaptação e 39,4% não têm nenhuma ação em curso.

Esses índices evidenciam o caminho que ainda falta percorrer em vista do fato de que, ainda segundo a pesquisa, 21,8% dessas empresas assumirão a tecnologia como fator intrínseco aos processos de manufatura até 2027. Quer saber mais sobre como participar desse advento da Indústria 4.0? Continue a leitura!

Pilares da Indústria 4.0

O processo de transformação é um movimento mundial impulsionado pelo novo consumidor, favorecido pelo volume de oferta crescente no mercado competitivo da internet, que busca customização, orientação a serviços, qualidade e sustentabilidade.

Para promover uma adaptação, é exigido das empresas:

  • uso de fontes de energia renováveis e processos enxutos;

  • pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores para suprir uma demanda inconstante;

  • modelagem e construção de projetos que permitem experiências sensoriais, por meio de tecnologia 5D e Realidade Virtual (VR);

  • digitalização e mobilidade por meio de equipamentos, ferramentas, plataformas cada vez mais integradas;

  • análise avançada e estratégica por meio de um grande volume de dados gerados pelo Big Data;

  • gestão eficiente da cadeia de suprimentos por meio da previsibilidade de demanda, alta produtividade, estruturas inteligentes;

  • processos máquina a máquina (machine to machine ou M2M) guiados pela Internet das Coisas (IoT);

  • promoção da inteligência de máquina (ou machine learning) por meio da Inteligência Artificial;

  • adequação quanto à segurança do trabalho, que deve ser gerida em função da atividade de máquinas;

  • adoção de novos materiais como nanomateriais, aerogels, módulos pré-montados e impressões 3D, por exemplo;

  • modularidade que permite uma flexibilidade na adaptação às mudanças e customizações emergenciais.

Vantagens da adaptação à Indústria 4.0

Aumento da produtividade

Economia de recursos, menores índices de desperdício, erros, atrasos e retrabalho, além do aumento da lucratividade. A automatização promove a aceleração da produção em tempo mínimo para a obtenção de resultados crescentes relacionados à operação.

Ecossistemas interconectados

O alto nível de conectividade é adquirido por meio de redes, internet e Cloud Computing. Essa integração dos ecossistemas garante a produtividade descrita anteriormente, com taxas bem menores de perdas e erros.

Maior previsibilidade com análise de dados

O uso de dados favorece a previsibilidade da demanda, uma tomada de decisão mais assertiva e facilita a busca pela raiz dos problemas e na solução dos mesmos sem desperdício de recursos.

A situação do Brasil nesse contexto

O Brasil é um país com grande potencial gerador de inovação, principalmente, pela criatividade e empreendedorismo da população, o tamanho do nosso mercado e a abundância de recursos. Apesar disso, algumas condições precisam ser atendidas:

  • criar um ambiente de negócios propício em que empresas, empreendedores, universidades, comunidade científica e demais membros da sociedade tenham acesso aos meios de investimento;

  • eleger polos de tecnologia, como o agronegócio, serviços financeiros, atividade petrolífera, healthcare, entre outros;

  • aprimorar os modelos de negócio;

  • possibilitar e promover o treinamento e a recolocação no mercado dos profissionais que precisam ter novas habilidades, como agilidade e criatividade para planejar, supervisionar e tomar decisões estratégicas.

A transformação digital que acontece por meio da Indústria 4.0 é um caminho irreversível, cujas oportunidades de mercado estão sendo perdidas por empresas que não acompanham suas tendências.

Conhece outros requisitos e novas estratégias para adaptar as empresas a esse novo conceito da Indústria 4.0? Deixe um comentário no post!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-