O que a Análise Preditiva pode fazer pelo sucesso da sua empresa

O que a Análise Preditiva pode fazer pelo sucesso da sua empresa
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A informação é a chave para o sucesso: saber trabalhar e interpretar os dados é o primeiro passo para conquistar vantagem competitiva e estar à frente da concorrência. É nesse momento que entram em cena as análises preditivas.

Essa técnica tem como prerrogativa o uso de dados para prever o futuro e se antecipar às tendências. Entre os principais benefícios obtidos estão as tomadas de decisão mais consistentes e um modelo de negócios baseado em insights, que levam a melhorias consideráveis nas ações.

Mas você sabe o que é a análise preditiva? Entende como essa técnica pode contribuir para a previsibilidade do mercado empresarial? É o que vamos responder no post de hoje. Vamos começar?

O que são análises preditivas?

Essa é uma metodologia que utiliza técnicas de machine learning, algoritmos estatísticos e dados para analisar a probabilidade de ocorrência de resultados futuros baseando-se em aspectos históricos.

A vantagem desse método é poder ultrapassar a leitura de relatórios e estatística descritiva para observar o cenário de modo mais amplo. Com isso, tem-se uma tomada de decisão simplificada, gerando insights que podem levar a ações mais eficientes.

É importante destacar que a análise preditiva é um dos pilares do Big Data. Por isso, ela ajuda a analisar determinado cenário e delinear tendências possíveis. Também é possível verificar as mudanças que podem ocorrer e impactar o planejamento estratégico da sua empresa.

Essa técnica tem ganhado destaque nos últimos anos devido à evolução tecnológica. Graças às mudanças desse cenário, a análise preditiva está cada vez mais segura, ajudando a consolidar melhor os dados, descobrindo padrões e avaliando a probabilidade de um acontecimento ou resultado ocorrer no futuro.

Como os dados podem contribuir para a previsibilidade do mercado?

A análise preditiva pode ser usada por qualquer empresa, independentemente de porte ou segmento, e até mesmo os pequenos e médios negócios conseguem se beneficiar. Mas por que isso acontece?

A resposta é simples. Os modelos preditivos ajudam a prever o que ocorrerá no futuro e, com isso, a empresa pode se preparar para o contexto. O resultado do uso dessa metodologia é a descoberta da probabilidade de ocorrência de uma variável conforme sua importância, considerando um conjunto de variantes.

Para ficar mais claro, a variável pode ser a receita. A análise preditiva permite analisar se a empresa terá resultados positivos ou negativos, o que leva o gestor a compreender se precisa reservar capital de giro (montante destinado às operações diárias) ou se pode fazer investimentos com mais segurança.

Em outras palavras, a análise preditiva ajuda as organizações a produzir informações cada vez mais valiosas, que podem elevar o lucro e a vantagem competitiva.

O que as análises preditivas podem fazer?

Existem 5 atividades principais para as quais a análise preditiva pode ser utilizada:

  • identificação de tendências;
  • compreensão das necessidades dos clientes;
  • melhoria da performance dos negócios;
  • promoção à tomada de decisão estratégica;
  • previsão do comportamento.

Essa metodologia pode ser aplicada de diversas formas, entre elas:

Detecção de segurança e fraude

É possível acabar com as perdas decorrentes de fraudes utilizando a análise preditiva. Isso porque pode-se combinar diferentes métodos de detecção de atividades fraudulentas (como identificação de anomalias, regras empresariais, link analytics etc) e ter uma precisão maior na análise.

Marketing

Ao compreender melhor os clientes, os dados obtidos podem ser usados para atendê-los de modo personalizado. Assim, é possível ter oportunidades de vendas cruzadas e atrair, desenvolver e reter os consumidores mais rentáveis. Além disso, pode-se potencializar os gastos com o marketing.

Operações

Aumenta-se a eficiência das operações porque a análise preditiva possibilita prever o estoque, gerir os recursos das fábricas e gerenciar outras necessidades mais específicas.

Por exemplo: uma companhia aérea pode adotar essa técnica para saber os valores de cada bilhete a fim de que o voo compense. Já os hotéis podem usar a avaliação para ajustar o preço das diárias e maximizar a ocupação. 

Risco

Reduz-se a inadimplência devido à pontuação de crédito e avaliação da probabilidade de dívidas do consumidor. A análise preditiva fornece os dados necessários para verificar a capacidade dos clientes de honrar os pagamentos e permite identificar riscos, inclusive relacionados a cobranças e reclamações.

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