Modelo de dados: como construir o melhor!

4 minutos para ler

Em uma empresa, a quantidade de informações gerada na Big Data é muito grande. Assim, é preciso realizar um gerenciamento desse banco que promova um aproveitamento melhor dos seus dados. Para isso, cria-se um modelo de dados, que atenda todas as especificidades daquele negócio.

No post a seguir, confira a importância desse modelo e os pontos essenciais para construir o ideal para sua empresa. Saiba também como uma empresa especializada pode ajudar nessa formulação. Boa leitura!

A importância do modelo de dados em uma empresa

Para obter o melhor aproveitamento de dados em uma empresa, é importante iniciar pela sua modelagem. Afinal, é nesse processo que ocorre o estabelecimento de estruturas de dados e padrões que devem ser seguidos, para que o sistema seja criado e atenda às necessidades daquela organização — determinando assim como as informações serão acessadas e armazenadas. Dessa forma, o modelo pode ser pensado baseado em, por exemplo, três partes que envolvem teoria e prática.

  • Conceitual: na qual se determina teoricamente todas as estruturas do modelo em um diagrama, que reflete a conexão de cada elemento que envolve o negócio, como os clientes com os produtos.
  • Lógico: seguindo o modelo conceitual, o modelo lógico cria padrões, nomenclaturas, chaves e trabalha com algumas limitações.
  • Físico: nesta etapa, realiza-se a criação efetiva do modelo, considerando as etapas anteriores e as limitações do sistema.

Desse modo, tem-se um modelo de dados bem preparado para a empresa e, como consequência, é possível extrair os dados de forma mais rápida e precisa, a fim de atender todos os setores que necessitam desse material para seus trabalhos.

Ou seja, sem a correta modelagem de dados, o sistema pode ser falho, gerando problemas na consistência dos dados, manutenção da estrutura, e, consequentemente, exigindo mais tempo e dinheiro para a resolução dessas questões — o que também atrapalha todos os processos que dependem dessas informações.

Os pontos essenciais para construir o melhor modelo de dados

Para você criar um modelo de dados ideal, é preciso ter atenção a alguns aspectos que o compõem. Veja quais são a seguir!

Práticas de desenvolvimento

Para um bom desenvolvimento do modelo de dados, é preciso escolher dentre os vários tipos existentes, aquele que se adequa melhor, atentando-se para o que o sistema suporta. Além disso, é importante usar as ferramentas a seu favor, como dashboards inteligentes, disponibilidade de cores e estabelecimento da ordem de cada componente.

Performance

Para uma boa performance no uso do modelo de dados, vale a pena seguir algumas dicas práticas. Por exemplo, destacar tabelas mais usadas de outras, para gerar uma visualização mais fácil, e criar uma ferramenta de pesquisa rápida, para encontrar elementos pelo nome.

Quality Assurance

Aplicar Quality Assurance é uma forma de garantir que o sistema de dados funciona. Isso porque o profissional ou a equipe dessa garantia de qualidade promove a checagem de processos, com a finalidade de identificar se tudo o que foi programado funciona ou pode ser melhorado, para alcançar o resultado final.

Cleaning

Outro processo necessário para manter o modelo de dados funcionando é a constante limpeza. Por meio dela, é possível analisar todos os dados e aceitar ou recusar mudanças no sistema. Assim, pode-se eliminar informações que não são mais úteis e usar apenas as que são válidas. Dessa forma, o sistema fica apenas com dados de qualidade.

A parceria certa para construir seu modelo de dados

O modelo de dados deve seguir as necessidades de sua empresa. Porém, é possível contar com ajuda especializada para construí-lo da forma correta. A Academia IN, por exemplo, oferece a formação especializada da Qlik, para você aprender como modelar os dados com o Qlik Sense, a fim de gerenciar informações, transformar dados e adicionar visualizações com a ferramenta.

Como vimos, um modelo de dados é fundamental para a construção de um bom sistema, que atenda o que a empresa precisa. Para isso, é possível escolher o tipo ideal para a sua organização, bem como manter práticas que o tornem melhor. Além disso, também é importante usar ferramentas que ajudem nessa criação. Nesse sentido, você pode contar com as especializações em Qlik da Academia IN.

Quer conhecer como funciona o curso de Modelagem de Dados e outras formações relevantes, para você criar o melhor sistema de dados em sua empresa? Fale conosco!

Ebook Inteligência de Mercado
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-