Metodologia ágil: saiba o que é e como aplicar no seu negócio

3 minutos para ler

A busca por soluções que padronizem processos e melhorem os resultados na gestão de projetos leva muitas empresas a aplicarem a metodologia ágil. Trata-se de uma forma inovadora de maximizar o trabalho de equipes e permitir que a empresa consiga entregar mais valor ao seu cliente.

A metodologia ágil nasceu de um grupo de desenvolvedores de softwares, mas as suas ações se espalharam para empresas de uma gama de nichos, pois todos encontram nela a melhor maneira de satisfazer seus clientes. A seguir, saiba mais sobre a origem da metodologia e os métodos que surgiram baseados nessa inovação.

O que é e como surgiu a metodologia ágil?

A metodologia ágil nasceu em 2001 com a publicação do “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”, elaborado por um grupo de desenvolvedores de softwares nos Estados Unidos. O manifesto teve o objetivo de definir novos princípios e fundamentos para melhorar o desenvolvimento de softwares.

Os quatro fundamentos se baseiam na capacidade de valorizar:

  • pessoas e interações, em vez de processos e ferramentas;
  • uso de softwares acima de documentação abrangente;
  • postura de colaboração com o consumidor, em vez de negociação de contratos;
  • soluções para transformações, e não apenas seguir um plano.

Esses fundamentos surgiram para derrubar uma metodologia tradicional de gerenciamento que não estava trazendo resultados para a indústria tecnológica, que é o método cascata. Em vez de seguir etapas predeterminadas de análise e testes, a ideia era montar projetos baseados em entregas menores e mais rápidas, chamadas de iterações.

A partir de cada entrega, a equipe consegue se ajustar de acordo com o feedback, criando soluções de forma dinâmica e participativa. O cliente passa a ter uma função central no desenvolvimento das empresas, as quais conseguem entregar valor de maneira mais rápida e menos burocrática.

A metodologia ágil passou a ser usada por empresas de todos os nichos, agregando os seus benefícios: mais transparência entre empresa e cliente, adaptação contínua ao mercado, projetos simplificados e foco nas necessidades do público consumidor.

Quais são os métodos baseados na metodologia ágil?

Os métodos cujo objetivo é acelerar os processos das empresas têm origem na metodologia ágil. Conheça alguns abaixo.

Scrum

Scrum é o método mais famoso e mais usado. Nele, os projetos são divididos em ciclos (semanais, quinzenais, mensais) chamados de “sprints”. Para cada sprint, a equipe faz uma reunião para avaliar o que foi feito e se preparar para o próximo ciclo.

XP

O XP (Extreme Programming ou Programação Extrema) é outro método muito simples, que pode ser usado para complementar o Scrum, pois ele é focado nos processos de desenvolvimento de softwares.

Lean

Lean significa “enxuto”, portanto, trata-se de um método focado na utilização de recursos com o objetivo de não gerar desperdício. Usá-lo na gestão de projetos dá a líderes a capacidade de otimizar o tempo e melhorar o desempenho das equipes.

Os métodos baseados na metodologia ágil são extremamente úteis para empresas que atendem públicos com inúmeras necessidades. São maneiras simples e flexíveis de acelerar os processos de uma organização e melhorar a satisfação do cliente.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e começar a receber as nossas novidades sobre assuntos do universo Business Intelligence por e-mail!

Ebook Inteligência de MercadoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-