Entenda quais são as perspectivas para o mercado de trabalho no Brasil

3 minutos para ler

A pandemia do coronavírus, além de vitimar diversas pessoas, com certeza alterou muito o cotidiano de toda a população. Ainda, muitos economistas alertam para o encolhimento da economia, o que pode gerar uma forte recessão. Portanto, é preciso estar atento quanto aos reflexos que isso pode gerar no mercado de trabalho no Brasil.

Para saber como essa pandemia vai impactar o mercado de trabalho e como se adaptar a essas mudanças, acompanhe este post. Boa leitura!

Como a pandemia reflete na economia?

Setores que envolvem viagem e turismo, como o de aviação e o de hotelaria, foram os primeiros a sentirem os efeitos da crise, tendo em vista a diminuição do números de voos e de procura por pontos turísticos. Alguns outros ramos, especialmente os que dependem de exportações e importações, também tiveram o ritmo de produção afetado devido a restrições comerciais.

Além disso, lugares ou atividades que envolvem muitas pessoas, como shows, eventos esportivos, conferências, restaurantes e bares, ou que demandem uma proximidade com o cliente, como barbearias e salões de beleza, também são prejudicados.

Somado a isso, ainda há a recomendação de isolamento social, diminuindo, assim, o consumo, o que também afeta muito o setor terciário da economia.

Como a tecnologia impacta o mercado de trabalho no Brasil?

A maneira como o ser humano utiliza a tecnologia para se comunicar tem um peso enorme nesse período de isolamento social. Na medida do possível, empresas estão adaptando os seus serviços para que seus empregados trabalhem de casa, é o famoso home office.

Essa modalidade de trabalho, que vinha se popularizado nos últimos anos, tornou-se fundamental em algumas companhias. Além disso, o acesso remoto também é uma opção amplamente usada, por exemplo, em empresas do ramo de TI. Assim, é possível continuar prestando serviços ao mesmo tempo em que se evita contato com outras pessoas.

Com isso, as empresas precisam de um profissional que se sinta confortável em trabalhar a distância, com uma certa independência, mas que consiga gerenciar seus afazeres e, principalmente, se comunicar, seja via e-mail ou videoconferências, afinal, as habilidades de relacionamento interpessoal são muito necessárias no trabalho remoto.

O domínio das ferramentas de acesso remoto também é essencial, uma vez que elas serão fundamentais para o trabalho em determinadas áreas.

Como aproveitar o tempo livre?

Seja pelo volume reduzido de demanda ou por não ter que se deslocar até o local de trabalho, é comum que as pessoas tenham um tempo livre maior. Porém, é preciso ter uma certa cautela e aproveitá-lo bem, evitando cair na armadilha da procrastinação.

Uma boa dica é realizar cursos e treinamentos online, focando em sua formação. Assim, é possível usar esse período de folga forçada para enriquecimento pessoal e profissional.

A pandemia alterou o cotidiano de toda a população e isso teve reflexos no mercado de trabalho no Brasil e no mundo. Sendo assim, foi preciso que todas as empresas, independentemente de seus tamanhos, se adaptassem a essa situação. Ainda, o cotidiano do trabalhador também foi alterado e o uso da tecnologia está sendo essencial para conduzir muitos trabalhos.

Gostou deste post? Que tal você aproveitar esse tempo livre para se atualizar? Confira aqui a nossa agenda de cursos.

blog_carreira de dadosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-