Como a transformação digital impacta na jornada do consumidor?

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A jornada do consumidor se tornou mais complexa com as inovações proporcionadas pela transformação digital. As diferentes maneiras pelas quais as pessoas consomem e se informam geram desafios para as empresas.

O consumidor tem cada vez mais voz sobre as marcas e ele sabe desse poder. Há 30 ou 40 anos, a experiência de compra em uma loja não poderia ser compartilhada imediatamente com milhares de pessoas; hoje, os consumidores têm meios práticos de relatar suas experiências e até de obter respostas rápidas das empresas.

Esse é um exemplo prático de impacto da transformação digital na jornada do consumidor. Continue a leitura e veja mais detalhes sobre esses dois conceitos.

Jornada do consumidor e transformação digital

Antes de entender os impactos da transformação digital na jornada do consumidor, vamos trazer em poucas palavras o que significa cada noção.

A jornada do consumidor é um conjunto de ações que uma pessoa realiza até comprar o produto de uma empresa. Geralmente, essa jornada é dividida em três etapas: reconhecimento do problema, consideração para a solução do problema e decisão de compra.

Já a transformação digital é uma reestruturação dos processos de uma empresa para melhorar os seus resultados com as ferramentas do ambiente digital. Para colocá-la em prática, portanto, é necessário ter a tecnologia como ponto central. É um processo que não afeta apenas a área de TI, por exemplo, mas todos os setores.

Impactos da transformação digital na jornada do consumidor

Antigamente, o contato com o cliente acontecia apenas no momento em que ele chegava à loja. Hoje, o novo consumidor digital chega sabendo o que quer, porque pesquisou o melhor preço em sites, impactou-se com a opinião de amigos, desconhecidos e influenciadores que compraram o mesmo produto.

Diante desse cenário de transformação digital, as empresas buscam soluções para acompanhar uma jornada do consumidor mais complexa e oferecer a melhor experiência de compra.

Até aqui vimos que a jornada do consumidor é uma noção sensível às mudanças sociais e tecnológicas que acontecem dia após dia. Mudanças drásticas no estilo de vida dos consumidores trazem, portanto, novas maneiras de avaliar essa jornada.

A pandemia do novo coronavírus é uma das provas mais recentes e significativas de impacto na jornada do consumidor. As medidas de isolamento social potencializaram a migração de negócios do setor de varejo para o ambiente virtual, além de mudarem o padrão de consumo de quem já comprava online e de quem adentrou nesse comércio.

A pandemia acelerou a transformação digital e mostrou a necessidade de as empresas serem flexíveis em relação a novas soluções. Os processos de captação e análise de dados se tornaram ainda mais cruciais para a competitividade nos mercados, já que eles têm o poder de otimizar a experiência do cliente e colocar as empresas na disputa pela sua atenção.

Melhor jeito de se adaptar à nova jornada do consumidor

A transformação digital oferece a chance de a empresa entender o comportamento do consumidor moderno e conseguir interagir com ele. Isso deve acontecer por meio da adoção de recursos como a tecnologia em nuvem, que traz rapidez e baixo custo para atender às demandas dos clientes.

Uma experiência de compra personalizável também precisa estar entre as prioridades. Isso significa, por exemplo, uma experiência que considere o histórico de compra do cliente para que, a partir daí, a empresa ofereça novos produtos e promova interações em múltiplos canais.

O conceito de Data Experience é valioso para oferece esse tipo de solução, porque a experiência do consumidor tem sido cada vez mais ligada ao investimento em Big Data e Data Analytics, visando fortalecer insights e tomar decisões importantes.

Conhecer bem a jornada do consumidor e buscar cada vez mais as estratégias oferecidas pela transformação digital é o caminho para melhorar os relacionamentos com o cliente e manter a sua empresa competitiva. Atualmente, essa adaptação se tornou questão de sobrevivência para marcas

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