Quais são as vantagens e os desafios da inteligência analítica para as empresas?

3 minutos para ler

A inteligência analítica vem sendo muito aplicada por empresas que querem ter sucesso com estratégias de mercado. Isso acontece em um cenário no qual a análise de dados se torna uma prática comum entre gestores e supervisores, principalmente diante de informações mais específicas sobre clientes e soluções digitais cada vez mais avançadas.

De modo geral, a inteligência analítica é o conjunto de práticas e tecnologias usadas com a finalidade de transformar informações de fontes variadas em dados úteis. Em outras palavras, é analisar detalhadamente o “material bruto” coletado pela empresa e transformá-lo em referência para planejar novas ações.

A inteligência analítica ainda tem uma longa trajetória de evolução a ser percorrida. Hoje, podemos compreender suas vantagens e seus desafios. Confira quais são a seguir!

As vantagens da inteligência analítica

Os softwares que compõem a inteligência analítica de uma empresa permitem que as decisões sejam baseadas em dados reais, o que, consequentemente, gera resultados significativos. Especificamente, as vantagens são as seguintes:

Gestão de processos mais efetiva

Soluções digitais de captação e armazenamento de dados tornam a rotina da gestão de processos muito mais ágil e efetiva. Tarefas repetitivas são automatizadas e a equipe fica responsável por atividades mais ligadas à interpretação de dados e ao contato com os clientes.

A equipe passa a ter mais informações sobre a rotina de suas operações, o que ajuda a identificar falhas na logística, produtos perdidos no estoque e outras situações problemáticas que geram despesas desnecessárias.

Conhecimento das necessidades do cliente

A inteligência analítica permite que uma empresa vá além de sua base interna de dados e tenha acesso a fontes inúmeras para captar dados em diferentes formatos. As ferramentas de Big Data garantem, por exemplo, que redes sociais e outros sites sirvam de base para uma empresa criar produtos mais alinhados às necessidades do cliente.

Transformação de dados em metas

Definir metas a partir de processos eficientes de coleta, armazenamento e organização de dados é um compromisso muito mais seguro. As ferramentas de gestão trabalham com estatísticas, dados exatos e categorias para facilitar a análise.

Apenas coletar e guardar os dados são processos inúteis quando não há nenhum tipo de interpretação. Portanto, é fundamental que haja responsáveis por transformar os dados em metas reais.

Os desafios da inteligência analítica

Os desafios que as empresas têm com a inteligência analítica estão relacionados à capacidade de propor soluções preditivas, isto é, perceber o futuro, antecipar as necessidades dos clientes e fazer propostas com base nas próximas tendências de mercado.

A análise das informações sobre comportamento de vendas, por exemplo, permite que uma empresa faça uma previsão de quanto será vendido e invista corretamente no abastecimento de produtos.

A adotação de soluções de inteligência analítica coloca a empresa no rumo da transformação digital. Dados que, em um primeiro momento, podem não ter utilidade, quando bem coletados e armazenados, transformam-se em conhecimento necessário para identificar gargalos e criar novas estratégias.

Gostou do conteúdo? Como é a experiência da sua empresa com a inteligência analítica? Deixe o seu comentário!

Ebook Inteligência de MercadoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-