Entenda qual é a importância da integração de dados e quais são seus benefícios

4 minutos para ler

Integração de sistemas é a ligação de processos técnicos e de negócios, geralmente utilizada para realizar a combinação de dados de locais diferentes e transformá-los em informações pertinentes. Assim, todos os suportes tecnológicos formam um único sistema.

Essa integração serve para favorecer os processos digitais da empresa e, com isso, aperfeiçoar o fluxo de trabalho e intensificar a produtividade. Quer entender como a integração de sistemas pode ajudar a sua organização? Confira!

Redução de erros

Uma organização que adere à integração de sistemas tem seus dados atualizados diariamente, de modo que eles estejam sempre acessíveis a todos os colaboradores da empresa. Dessa forma, ocorre a diminuição de erros e a eliminação de retrabalho e, com isso, os processos em todos os setores da empresa se tornam mais ágeis.

Otimização dos processos

A empresa que tem um sistema integrado melhora os seus processos de forma significativa, pois a celeridade do compartilhamento de dados e informações pode proporcionar inúmeros benefícios aos grupos de colaboradores e excelentes resultados à instituição. Além disso, com essa integração, é possível visualizar os dados atualizados, o que torna as atividades diárias mais práticas.

Ao fazer a integralização de dados, você pode por exemplo, utilizar os dados coletados com a implementação do RPA (Robotic Process Automation), integrar dados de maneira colaborativa para realizar todo o planejamento da sua organização com a solução de Pyplan, além claro de construir dashboards para análise de dados com Qlik Sense.

Melhora na produtividade

Para que uma empresa obtenha uma produtividade satisfatória é preciso que diversas frentes atuem em conjunto, o que por si só favorece a integração de dados. Nesse sentido, um sistema moderno, que oferece aos seus colaboradores soluções tecnológicas continuamente, tem como resposta agilidade e satisfação do cliente.

Portanto, investir em avanços tecnológicos na instituição é oferecer aos funcionários a oportunidade de terem uma performance mais aprimorada, pois a inovação, provocada pela Tecnologia da Informação, tem beneficiado as empresas com diversas estratégias que facilitam a produtividade dos colaboradores e da organização.

Essa mudança alcança, também, os clientes. Oferecer um serviço diferenciado faz com que todos possam se comunicar com agilidade e esse é um item definitivo para fidelizar clientes.

Um exemplo de sistema integrado: uma cliente está em uma das lojas da rede. Ela deseja comprar uma máquina de lavar que não está disponível no sistema da loja em que ela está no momento. Nesse caso, o vendedor, para não perder a venda, consulta a disponibilidade da máquina em outra loja e, ao certificar-se da disponibilidade, é possível concluir a venda.

Redução de custos

Realizar a integração de sistemas na sua organização diminui os custos com recursos voltados para sistematizá-la, já que investir na integração gera menos custos que manter diversos sistemas funcionando. Essa iniciativa impacta a redução de custos no seu negócio.

Com essa transformação, os serviços e os projetos da organização se tornam mais econômicos e essa economia motiva os gestores a pensarem no investimento em novos processos que favoreçam o negócio.

Como foi apontado no artigo, realizar a integração de sistemas é uma decisão benéfica para a organização. A integração pode ser feita por meio de sistema que envia e recebe informações, como o Business Intelligence. Essa integração também pode acontecer online ou de forma manual. Mas, independentemente do formato da integração, é importante contratar uma empresa especializada para realizar essa mudança na sua organização.

Percebeu que para realizar esse processo é necessário buscar uma fonte especializada no assunto? Então, faça contato conosco! Queremos transformar o sistema da sua organização para torná-lo mais acessível e rentável.

Ebook Inteligência de Mercado
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-