Governança de dados: qual a sua importância?

3 minutos para ler

Você sabe qual é a importância da governança de dados para o seu negócio? Os dados são parte essencial de todas as organizações porque armazenam informações referentes a todos os setores da empresa. Por isso, o investimento na implementação de uma gestão é necessário para que sejam mantidos em segurança e possam ser consultados sempre que for preciso.

Por isso, se a sua empresa está ciente da relevância da transformação digital no mercado, deve saber que todos os dados correspondem a ótimas oportunidades de crescimento.

Pensando nisso, separamos informações relacionadas à importância da governança de dados para o seu negócio e os passos para estruturá-la em sua empresa. Acompanhe!

Qual é a importância da governança de dados?

Os dados estão em todos os lugares e permitem gerar insights valiosos para as empresas. Também possibilitam avaliar os índices de crescimento do negócio no mercado, além de identificar, em tempo real, o andamento das estratégias da organização.

A governança de dados consegue agregar maior agilidade, segurança e produção para as empresas, além de melhorar os processos internos, otimizar a acurácia das tomadas de decisão, antecipar demandas, reduzir custos e gerar maior transparência entre os colaboradores.

Como estruturar a governança de dados na empresa?

A implementação de uma transformação completa, por menor que seja, é sempre um grande desafio para as organizações. Por isso, como meio de facilitar esse processo, existem alguns pontos que podem servir como base durante a estruturação da governança de dados.

Identifique os setores que geram mais dados

O planejamento de recursos humanos — que já é uma questão essencial para a utilização da governança de dados — envolve um setor estratégico que passa todas as informações necessárias ao negócio. Acontece que diversas outras áreas também utilizam intensamente os dados virtuais, como o marketing, o comercial, as vendas etc.

Por isso, é muito importante ter cuidado durante a análise para saber quais são os setores que mais utilizam essas informações para, então, gerar meios de acessos para que a equipe envolvida seja capaz de acessar, editar e compartilhar os dados.

Capacite as equipes envolvidas

Durante a identificação das necessidades, dos objetivos e dos desafios da implementação da governança de dados, é necessário envolver os colaboradores com o processo.

As pessoas tendem a resistir à tecnologia. Ou seja, existe uma demanda de tempo para que toda a equipe se habitue às mudanças, por isso, os treinamentos são essenciais nesse cenário.

Assim, quanto mais cedo você começar, melhor. Dessa forma, os novos processos e atividades já serão familiares a todos os profissionais envolvidos, reduzindo o tempo de adaptação e os potenciais erros.

A governança de dados é uma gestão extremamente eficiente de todas as informações digitais do seu negócio. Nós, da Academia IN, oferecemos cursos, workshops e diversos materiais sobre o universo do BI — como a gestão, projetos, plataforma Qlik, entre outros —, com atuação em todo o Brasil, de forma presencial e a distância.

Por isso, não perca tempo para entrar em contato conosco e começar a investir no futuro do seu negócio!

Banner Qlik Sense
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-