Paradigmas do emprego: qual será o futuro do trabalho?

4 minutos para ler

Com a transformação digital, a maneira como o trabalho é visto e vivido pelos profissionais mudou. Cada vez mais, tarefas que eram exclusivamente humanas passam a ser executadas por máquinas e muitos profissionais já se perguntam como será o futuro do trabalho.

Porém, a tecnologia não é a única competidora. O aumento da profissionalização e da concorrência profissional também impactam os resultados daqueles que buscam oportunidades no mercado.

Quer entender qual é o futuro do trabalho e como se preparar para ele? Confira as dicas que selecionamos neste post para ajudá-lo.

Qual é o futuro do trabalho?

O futuro do trabalho não se parece em nada com o mercado que conhecemos hoje. Embora algumas mudanças já venham sendo percebidas nos ambientes de trabalho, podemos esperar que nos próximos anos ainda mais empresas exijam aumento da qualificação dos seus profissionais e substituam muitos deles por máquinas.

Veja alguns exemplos de como isso já pode ser percebido na atualidade.

Mais concorrência

O mercado de trabalho nunca foi tão competitivo e não são só as taxas de desemprego que influenciam nisso. A maior qualificação dos profissionais, observada na maioria das economias do ocidente, reflete em mais exigências da parte dos empregadores.

Mais anos de estudo

Nunca tivemos uma geração tão instruída quanto a dos millennials. Em média, essa geração tem mais anos de estudo, mas menos experiência no mercado de trabalho que as demais.

Buscar qualificação é uma constante desses profissionais que preenchem seu tempo livre com cursos de extensão, pós graduações e treinamentos rápidos de alguns dias para um retorno imediato, além de eventos profissionalizantes para se destacar.

Maior desenvolvimento tecnológico

O desenvolvimento tecnológico é outro imperativo que impacta o futuro do trabalho. O Brasil já está se adaptando à indústria 4.0 e, por conta disso, aposta cada vez mais em automação, para conhecer sobre as tecnologias de ponta a A10 conta com um portfólio que poderá te elevar a um mais novo patamar.

Os postos de trabalho disponíveis, portanto, mudaram e exigem mais qualificação técnica e menos qualificação operacional. Profissionais que não se atualizam correm o risco de serem substituídos por máquinas e de verem seus postos de trabalho serem trocados pelos de analistas e técnicos capazes de dar manutenção à automação. Se você não quer ser uma estatística, conte com a Academia IN para apoiá-lo neste desenvolvimento profissional.

Quais os desafios?

Como você pode ver, quem busca ingressar no mercado de trabalho hoje enfrenta muito mais desafios do que há alguns anos. A seguir, entenda cada um desses desafios e como eles impactam o futuro do trabalho.

Falta de qualificação

A baixa qualificação é o maior problema enfrentado pelos empregadores hoje. Os postos de trabalho disponíveis exigem muito mais do que o candidato pode oferecer e, sem trabalho, é difícil se qualificar.

Recursos como a educação online podem ajudar a resolver esse problema. Os cursos de profissionalização online são equiparáveis a qualidade do ensino presencial. Com a falta de tempo hoje, estes cursos ajudam muito quando falamos no quesito tempo.

Alta competição

A alta competição é outro dos desafios que fazem com que o futuro do trabalho pareça incerto. Para combatê-la há apenas uma solução: mais especialização seja em hard ou soft skills.

Quanto mais especializado e versátil for um profissional, menores são as chances dele ficar mal posicionado no mercado de trabalho. Por isso, atualização e estudo são os grandes aliados de quem busca se recolocar ou mudar de carreira.

Com todas essas mudanças não é difícil ficar perdido. Por isso, é preciso orientação para garantir que a sua carreira está indo na direção certa. Se profissionalizar com a ajuda de especialistas que entendem o paradigma do futuro do trabalho é a única maneira de se manter competitivo pelos próximos anos.

Pronto para começar a se preparar para a sua próxima carreira? Confira 5 motivos para fazer um curso de analista de dados!

blog_carreira de dadosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-