Descubra como ter uma equipe de alta performance na sua empresa!

4 minutos para ler

Ter uma equipe de alta performance é o primeiro passo para atender às novas exigências do público e se adaptar às novidades do mercado, sobretudo quando falamos em recursos tecnológicos, capacidade de gestão e outros tópicos ligados ao universo do Business Intelligence.

Para suprir as necessidades de uma realidade em eterna mudança, estratégias voltadas para os produtos e para o público consumidor devem ser acompanhadas de um planejamento voltado para os colaboradores da empresa, afinal, criar uma equipe qualificada gera inúmeros benefícios.

A seguir, vamos falar sobre isso, além de explicarmos como definir estratégias para alcançar a alta performance e sugerirmos algumas dicas para incentivar o seu time. Continue a leitura e tire suas dúvidas.

Estratégias para criar uma equipe de alta performance

Criar uma equipe capaz de propor soluções inovadoras, prever crises e planejar as ações da empresa requer estratégias claras para todos que contribuem para o seu crescimento. Veja, a seguir, quais são as principais.

Bom processo de recrutamento e seleção

Ajude o setor de Recursos Humanos a construir o perfil ideal de colaboradores para que os processos de recrutamento e seleção sejam certeiros. O perfil deve estar alinhado com os valores, os objetivos e as competências técnicas exigida para os cargos da empresa.

Ações de Employer Branding

A melhor tradução para Employer Branding é marca empregadora. Trata-se de um conjunto de ações que visa transformar positivamente a reputação da empresa, tornando-a um bom lugar para trabalhar. Exemplos famosos de trabalho bem-sucedido com o Employer Branding são a Google e a Apple.

Avaliação de desempenho

É preciso tomar cuidado para manter o alto desempenho dos talentos da empresa e cobrar a alta performance de colaboradores com baixa produtividade. Inúmeros métodos podem ser aplicados nesse sentido, como a avaliação por competência, a autoavaliação e a avaliação 360°.

Dicas para incentivar sua atual equipe

Agora que vimos algumas estratégias indispensáveis para a evolução da sua equipe, veja as nossas dicas para motivá-la e transformar as pessoas que trabalham com você.

Comunique os objetivos de maneira simples

Transmita com clareza para os colaboradores aonde a empresa quer chegar, como ela fará isso e o papel de cada um nessa trajetória. A pior coisa que pode acontecer é o colaborador se ver perdido na empresa e não encontrar sentido para seu cargo.

Tenha uma gestão de recompensas

A sua equipe deve ser recompensada constantemente pelo bom serviço. É importante ir além de salários e cargos, garantindo uma boa gestão de benefícios corporativos e mostrando que a equipe pode ir mais longe.

Ofereça capacitação profissional

Invista na qualificação da sua equipe por meio de cursos e treinamentos que contribuam não só para suas funções do dia a dia, mas também para o crescimento da carreira do colaborador.

Benefícios de uma equipe de alta performance

Até aqui vimos estratégias práticas para a evolução de uma equipe e dicas para manter as pessoas motivadas no ambiente de trabalho. O impacto dessas ações pode ser visto de diversas maneiras, como as abaixo.

Clima organizacional produtivo

Uma equipe com profissionais satisfeitos gera um ambiente de trabalho agradável e propício para a produtividade. A cooperação e o respeito fazem do clima organizacional um diferencial da empresa.

Transparência na comunicação

A relação transparente entre líderes e demais colaboradores gera um clima a favor do alto desempenho da equipe. Por isso, é importante cultivar um relacionamento baseado em sugestões, capacidade de ouvir e troca de experiências.

Integração entre as equipes

O respeito mútuo entre os colaboradores evita que conflitos pessoais prejudiquem as atividades da empresa. Uma relação harmônica garante uma comunicação assertiva e em prol dos objetivos da empresa.

Criar uma equipe de alta performance exige tempo, esforço e investimento por parte dos gestores. Apesar disso, é uma dedicação com retorno garantido. Empresas com equipes fortes sobrevivem a crises e constroem autoridade a longo prazo no mercado. Portanto, avalie o seu atual cenário e veja o que é necessário para atingir os objetivos esperados.

Você já conhece a Academia IN? Nossos cursos, workshops e materiais sobre o universo do Business Intelligence vão ajudar você no direcionamento da sua equipe rumo à alta performance. Acesse nosso site e aproveite para conhecer os nossos cursos.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-