Entenda o que é preciso para se tornar um analista de dados

4 minutos para ler

Você sabe o que é e o que faz um analista de dados? Os profissionais de análise de dados são aqueles responsáveis por coletar, investigar e representar as informações que uma empresa armazena. Assim, o seu papel é extrair os dados mais relevantes de um negócio e fazer perguntas que lhe ajudem a filtrá-los e transformá-los em insights.

Também é papel do analista conduzir estudos preliminares sobre os dados, usar técnicas de data mining e entender o conceito de querying (SQL), empregando todos esses conhecimentos na descoberta de padrões. São estes padrões, na verdade, o mais relevante para as organizações — e eles precisam ser representados em gráficos, tabelas e modelos capazes de orientar as tomadas de decisão.

Interessado? Então, se você quer entender a fundo o que é preciso para se tornar um analista de dados e quais cursos podem lhe ajudar nessa tarefa, continue lendo este post!

Quais habilidades um analista de dados precisa ter?

As características fundamentais de um analista de dados são o pensamento crítico, a habilidade para programar sistemas, o conhecimento matemático e a compreensão das infraestruturas mais comuns de arquitetura de dados.

Cada um desses conhecimentos ajuda o analista de uma forma específica, e nos tópicos abaixo mostraremos por quê.

Pensamento crítico

Pensar criticamente é fundamental para o analista de dados porque o ajuda a entender, de fato, os problemas com que ele tem de lidar. Só dessa forma ele é capaz de julgar a melhor abordagem para modelar os dados que têm em mãos e responder às perguntas da gestão.

Habilidade para programar

Saber programar é outro ponto que precisa ser trabalhado pelo analista de dados. Linguagens como o R e o Python são as mais utilizadas no campo, ajudando a lidar com grandes grupos de dados com facilidade. Outras linguagens de programação que ainda podem ajudar são o Java e o C++.

Arquitetura de dados

Entender como os dados de uma empresa estão estruturados é fundamental para o analista a solucionar problemas. Afinal, a partir do momento em que pode compreender como são armazenados e disponibilizados os dados de um negócio, ele consegue fazer mudanças que tornem os modelos preditivos ainda melhores.

Em quais cursos posso aprender análise de dados?

Há vários cursos disponíveis atualmente para quem quer se tornar um analista de dados, mas a escolha do mais apropriado dependerá da indústria em que você deseja atuar. Com isso em mente, é possível criar um plano de estudos eficiente e definir o que é preciso aprender antes de ingressar no mercado.

Alguns campos populares hoje na ciência de dados são biotecnologia, finanças, marketing e tecnologia, mas ainda há muitos outros em que os seus conhecimentos poderão ser úteis.

O data science pode ser estudado a distância ou em cursos presenciais. Além disso, alguns cursos fundamentais são o de modelagem de dados e visualização de dados.

Por onde começar?

Uma boa maneira de começar a estudar análise de dados é pensar no currículo que você deseja apresentar no futuro. Verifique algumas vagas na sua área de interesse e descubra exatamente quais são as especificações exigidas pelos contratantes. Em seguida, utilize esse “modelo de CV” para escolher os cursos que o levarão a desenvolver essas capacidades.

Seja como for, vale ressaltar que, quanto mais dados as empresas produzem, maior é a importância do analista no contexto de negócios. Hoje, são produzidos 2,5 quintilhões de dados todos os dias — e eles são tão diversos quanto você pode imaginar.

O analista de dados é a única pessoa capaz de navegar por eles com destreza, por isso o mercado para os seus serviços se expande diariamente, e tão depressa. Então, diante do que vimos aqui, considere investir seus estudos na área para garantir uma posição de trabalho estável como analista de dados nos próximos anos!

E aí, gostou desse artigo? Agora, aproveite para se aprofundar no assunto e entenda também como é possível começar uma carreira focada em dados!

blog_carreira de dadosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-