Entenda o papel do cientista de dados na tomada de decisões eficientes
Previsão: essa é a palavra que resume a vantagem de ter um cientista de dados na sua equipe. Esse profissional, por intermédio da análise de dados, consegue encontrar padrões em meio ao oceano de informações do Big Data. Trata-se de um conhecimento que pode auxiliar a sua empresa a fazer escolhas certas, reduzindo custos.
Além disso, esse profissional é capaz de diminuir a distância entre a sua companhia e os clientes, ajudando a traçar o perfil desses compradores para a equipe de marketing. Com esses dados em mãos e investimentos pontuais, o ROI (retorno sobre os investimentos feitos) da sua empresa aumenta.
Neste post você vai entender melhor como esse especialista atua no mercado e sua relação com as tomadas de decisões na empresa. Boa leitura!
Quem é o cientista de dados?
Esse profissional é capaz de procurar, por meio de análise das estatísticas, conceitos matemáticos e conhecimentos em programação, padrões de informações úteis para as tomadas de decisão da companhia. Esse conhecimento permite uma aprendizagem a respeito dos seus clientes.
Por exemplo: um cientista de dados é capaz de saber quais são os problemas que os clientes encontram na sua empresa sem que essas pessoas falem diretamente com a marca. Como ele faz isso? Analisando padrões de comportamento do consumidor, o que eles dizem sobre a sua marca e o que os potenciais clientes têm em comum.
Qual é a importância do Big Data para a sua empresa?
O termo Big Data é utilizado para denominar a grande quantidade de informações que circulam na web. Esses dados dizem muita coisa sobre sua marca e sobre seu cliente, mas às vezes, por causa do seu grande volume de informações, eles parecem confusos e inacessíveis. No entanto, ignorá-los pode ser um grande erro, pois você deixará de buscar informações que seus concorrentes já procuram.
Esses dados são encontrados de diversas formas: comentários no Facebook, tweets, localização geográfica, produtos adquiridos etc. As possibilidades são inúmeras, pois cada atitude na internet pode virar parte do Big Data. Por causa desse cenário, é preciso contar com um profissional específico, que possa desembaraçar essa teia de conteúdo.
Qual é a necessidade de adquirir essas informações?
Essas informações auxiliam na tomada de decisões em diversas situações. Com esse conhecimento em mãos, você pode fazer investimentos pontuais, reduzindo custos e aumentando retornos. Por exemplo: o cientista de dados é capaz de analisar o impacto que as campanhas publicitárias têm e direcionar os esforços para obter um retorno melhor.
Além disso, esse profissional ajuda a empresa a se aproximar do seu cliente. Ao tornar mais próxima a relação com o seu público, é possível ter sugestões mais personalizadas e direcionadas a cada tipo de cliente — ou seja, isso auxilia nas vendas da companhia. Se uma loja de produtos esportivos vê que alguns de seus compradores postaram nas redes sociais que vão participar da Corrida de São Silvestre, ela pode sugerir a eles um tênis próprio para esse tipo de prova.
Ter um cientista de dados poder ser um grande diferencial para a sua equipe. É um pouco raro encontrar alguém que se encaixe no perfil desse cargo, mas os benefícios que esse profissional gera para a sua empresa são gigantescos. Sua habilidade de coleta de dados fortifica a equipe de marketing das empresas, fazendo com que todo o trabalho desse time seja direcionado e sempre baseado em informações, e não em suposições.
Agora que você conhece o papel desempenhado por esse profissional, que tal dar uma olhada neste post para saber como contratar especialistas em análise e extração de dados, fortalecendo o seu BI?