Entenda como o BI ajuda a reduzir custos na empresa

4 minutos para ler

Reduzir custos na empresa é uma prioridade de todos os gestores, e BI é exatamente o recurso para conseguir isso. Coletar, processar e analisar dados para gerar insights aumenta a competitividade da sua empresa, ajudando a poupar em muitos setores e a se tornar mais eficiente.

Business Intelligence é usar as informações coletadas pela sua empresa para tomar decisões mais assertivas e entender como e o que foi feito no passado que influencia nos resultados do futuro.

Aprenda como ele pode ajudar você a reduzir custos na empresa e veja em que áreas a solução pode ser aplicada com sucesso!

Crie ações de marketing de alta performance com BI

Um dos departamentos mais onerosos nas empresas costuma ser o marketing, e, por um motivo muito simples: custa caro promover os produtos e serviços que você oferece para todos. Assim, uma das opções mais atraentes para contornar esse problema tem sido segmentar quem é impactado pelas ações promocionais para atingir o máximo de pessoas interessadas na venda com o melhor custo-benefício.

BI vai ajudá-lo a utilizar os dados que seu negócio possui para ser mais preciso e eficiente com essa segmentação de mercado. E, também, servirá para acompanhar os indicadores deste departamento e aferir se as suas estratégias estão dando certo.

Qualifique seus profissionais para economizar

Deixar de investir na educação dos seus profissionais pode ser um dos fatores que estão aumentando os custos para o seu negócio. Capacitar aqueles que trabalham na sua empresa é uma maneira de reduzir o volume de erros dentro do negócio, combater a improdutividade e aumentar as taxas de retenção.

Com iniciativas educacionais você tem a oportunidade de contornar todos esses desafios e ajudar os colaboradores a serem mais eficientes e a gerarem mais valor, o que fará com que eles custem menos para o negócio.

Atenda melhor os clientes e fidelize para resultados a longo prazo

Outra maneira de reduzir custos na empresa é otimizando partes do negócio como o atendimento ao cliente. Problemas que são enfrentados comumente e que tomam muito tempo da sua equipe de suporte podem ter soluções mais inteligentes quando são identificados.

Alternativas eficazes para o autoatendimento, por exemplo, podem ser implementadas quando você sabe qual desafio atacar. O BI ajudará a identificá-las por isso, será muito vantajoso para a sua organização a longo prazo. Um atendimento eficiente não só poupa esforços da sua equipe, mas também serve para fidelizar clientes que, quando retornam para a sua empresa, são responsáveis por tickets médio maiores.

Identifique gargalos e produza de maneira mais eficiente

Não há nada pior do que gastar com iniciativas que não trazem resultado e é exatamente isso que a sua empresa está fazendo ao manter processos ineficientes em curso. Todavia, é extremamente difícil detectá-los sem auxílio de ferramentas de BI. Por isso, muitos empreendimentos perdem dinheiro por muito tempo, seja no desperdício de materiais ou na execução de tarefas redundantes e com pouco valor agregado.

BI permite que gestores monitorem e quantifiquem perdas para determinar quais processos precisam ser revistos e quais gargalos não podem continuar acontecendo dentro do negócio.

Melhore o controle financeiro da empresa com Qlik Sense

Por último, não poderíamos deixar de destacar ferramentas como o Qlik Sense, que podem ajudá-lo a melhorar o controle financeiro dentro da empresa. O recurso ajuda o gestor a ter acesso aos resultados de cada área, comparar KPIs e identificar os cortes e investimentos necessários para que uma oferta traga melhores resultados.

Com informações em tempo real, essa solução coloca na palma das suas mãos uma plataforma analítica de dados que permite criar painéis dinâmicos com os dados que o departamento financeiro precisa para ajudar seu negócio a se destacar.

O BI será um grande parceiro da sua empresa na otimização do uso de recursos, redução de custos e aumento da lucratividade. Investir na solução é o primeiro passo para modernizar a tomada de decisão dentro do negócio e aumentar a assertividade das suas escolhas.

Gostou de aprender como o BI ajuda a reduzir custos na empresa? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos aqui do blog!

Banner Qlik SensePowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-