Ensino a distância corporativo: saiba por que investir

4 minutos para ler

O ensino a distância corporativo promove o conhecimento aos seus colaboradores e aumenta a eficiência em diversos setores da empresa. Difere do treinamento tradicional porque é realizado na web, ou seja, de qualquer lugar e em qualquer horário.

Dessa forma, fica mais fácil aliar a qualificação profissional aos horários disponíveis do trabalhador. Neste post, vamos relacionar as vantagens para uma empresa que promove o ensino a distância para a capacitação da sua equipe de trabalho.

Por que investir no ensino a distância corporativo?

Quando um funcionário sabe que a empresa investe em qualificação profissional, ele se sente mais motivado e comprometido com os resultados do negócio. Destacamos alguns motivos para investir em EAD corporativo:

Para promover qualificação e engajamento da mão de obra

Qualificação é fundamental no mercado de trabalho, principalmente pela competitividade que exige que o profissional esteja sempre atualizado.

Quando o colaborador está devidamente capacitado, ele interage melhor com sua equipe de trabalho, o fluxo de informações acontece espontaneamente e os índices de ociosidade são reduzidos em consequência do comprometimento com os valores da organização.

Esse engajamento da equipe tem como resultado a melhoria da qualidade do trabalho e, dessa forma, o alcance de eficiência produtiva pela empresa.

Para alcançar eficiência produtiva

A produção acontece de forma mais fluida, em quantidades máximas, em menor tempo de produção e sem desperdício e índices de refugo.

Essa eficiência é verificada pela qualificação da mão de obra e o aumento do interesse pelos resultados globais da empresa.

Maiores níveis de eficiência também significam melhores índices de qualidade de produto, o que representa também maior volume de vendas, principalmente se esse processo estiver associado a táticas de venda e promoção.

Para diminuir os índices de turnover

O turnover indica a taxa de troca de funcionários em determinado período de tempo. Diminuir esse KPI (Key Performance Indicator) significa menores custos despendidos com rescisão contratual e passivo trabalhista no Ministério do Trabalho.

Uma das vantagens de diminuir esse índice, assim como o aumento da qualificação, é a possibilidade de a empresa reter seus talentos com mais facilidade. Inclusive com a elaboração de um plano de carreira, com o qual o funcionário possa visualizar possibilidades internas e, por isso, investir mais no seu próprio crescimento.

Para reduzir os custos de investimento

Independentemente do tamanho da empresa e do número de funcionários, o EAD corporativo diminui custos em três vertentes:

  • ao diminuir os custos de deslocamento, estadia e alimentação dos envolvidos;

  • ao proporcionar um treinamento mais ágil que não desfavorece a produtividade nem as vendas da empresa;

  • ao possibilitar a permanência do colaborador em seu posto de trabalho.

Quais as vantagens para os colaboradores?

Para que uma ação corporativa tenha abrangência, deve ser vantajosa também para os alunos:

Flexibilidade de horários

A flexibilidade de horários é uma vantagem do ensino a distância corporativo. Mesmo com uma carga mínima a ser cumprida, a ausência de horários preestabelecidos promove a qualificação, mas por meio de resultados individuais.

Disponibilidade de recursos

Muitas pessoas possuem particularidades de aprendizado variadas, do tempo para a compreensão de conteúdo à necessidade de atenção direcionada em disciplinas.

Nesse sentido, o ensino a distância corporativo oferece mais recursos, como vídeos e fóruns, que fazem muita diferença para o reforço da aprendizagem.

O acesso aos conteúdos em horários diferenciados também ajuda a relembrar partes específicas e de forma autônoma.

Não interfere na rotina do trabalho

Com mais tempo de descanso entre os horários de estudo e trabalho, já que não há necessidade de locomoção, o colaborador não perde tempo, não se atrasa, não se cansa e tem mais vontade de desempenhar o seu papel na organização.

O ensino a distância corporativo é acessível e pode ser aproveitado para promover o desenvolvimento da sua empresa.

Conheça quem pode possibilitar esse conhecimento de forma eficiente: a Academia IN atua na esfera educacional e oferece cursos, workshops e materiais diversos sobre o universo do Business Intelligence. Entre em contato conosco!

Ebook EAD
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-