Confira 4 dicas de como tornar sua empresa data-driven!

4 minutos para ler

Cada vez mais, as organizações têm usado dados a fim de tomar decisões mais certeiras, adotando o conceito de empresa data-driven. Mas você sabe o que exatamente é isso?

No post a seguir, descubra o que realmente significa ser esse tipo de empresa. Veja também 4 dicas fundamentais para se tornar uma. Boa leitura!

O que é uma empresa data-driven?

Para começar, uma empresa data-driven não é aquela que apenas reúne seus dados em um grande Big Data. Pelo contrário, é uma organização que prioriza o uso dos dados certos a fim de guiar suas decisões.

Assim, pode-se dizer que uma empresa data-driven é aquela orientada por dados. Nesse tipo de empresa, toda decisão tomada é respaldada por uma informação.

Nisso, o negócio entra em um ciclo, no qual os dados coletados, usados de maneira correta, permitem a tomada de ações que, por sua vez, ajudam a receber mais dados. Com isso, torna-se possível obter um panorama mais claro sobre o mercado e as tendências da área.

Como se tornar uma empresa data driven com 4 dicas?

Para ser data driven, além de um bom banco de dados, é preciso tomar algumas providências fundamentais. Saiba quais são elas a seguir!

1. Use os dados certos

O seu banco de dados provavelmente recebe informações diariamente, mas nem todas elas são úteis ou relevantes para que sua empresa tome decisões. Sendo assim, é preciso saber selecionar os dados corretos.

Nesse sentido, dois pontos são fundamentais: qualificar os dados e entendê-los. No primeiro caso, definir bons métodos de análise é o que vai permitir que os gestores partam do zero e escolham bem as informações que serão usadas.

Já no segundo caso, se sua empresa for data driven, é preciso que esse conceito esteja implementado em sua cultura. Isso significa que todos os colaboradores devem compreender a relevância desse sistema.

Por fim, as equipes que vão mexer com os dados devem ser qualificadas. Dessa forma, é importante investir na alfabetização de dados.

2. Contrate um especialista

Contar com a especialização de um profissional de TI é imprescindível para ser uma empresa guiada por dados. 

Afinal, é ele quem poderá conduzir o processo tecnológico para obter o melhor saneamento dos dados, a fim de que sejam mais assertivos e apoiem a gestão e todas as áreas da empresa.

Dessa forma, você reduz a chance de cometer erros ao utilizar informações erradas, bem como otimiza o tempo de seus colaboradores.

3. Invista em cursos de Análise de Dados

Quanto mais você se especializar, como profissional de TI ou gestor de sua empresa, melhor compreenderá a importância da aplicação da análise de dados para o bem de sua organização.

Sendo assim, é muito interessante investir em cursos da área, para se especializar melhor. Um deles, por exemplo, é o “Criando uma organização alfabetizada em dados”, da Academia IN.

Com esse curso oficial da Qlik, que é um dos grandes incentivadores do projeto Data Literacy.org., você vai compreender:

  • quais habilidades são necessárias para trabalhar com dados;
  • como associar dados aos objetivos de sua empresa;
  • como criar uma cultura com base em dados.

4. Utilize plataformas de análise de dados

Para analisar um grande banco de dados, você deve ser objetivo. Portanto, é importante usar plataformas específicas, a fim de garantir uma análise correta, diminuir falhas humanas e ter mais rapidez, além de bom custo-benefício.

Sendo assim, é possível usar ferramentas como o Qlik Sense, que permite a governança de dados por meio de um sistema seguro e apurado, fornecendo resultados de qualidade para a organização.

Ser uma empresa data driven é fundamental nos dias de hoje. Isso porque você pode aproveitar o uso de dados para manter sua empresa no mercado e tomar decisões melhores. Mas, para isso, é preciso seguir algumas práticas importantes, como o uso adequado de plataformas de análise de dados — por exemplo, a Qlik.

Quer saber como a Academia IN pode ajudar a sua empresa com o treinamento de equipe e aplicação dessa ferramenta? Entre em contato!

Ebook Inteligência de Mercado
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-