Afinal, o que é desenvolvimento ágil? Entenda!

3 minutos para ler

Desenvolvimento ágil são métodos de abordagens para o crescimento de produtos ou de serviços de uma empresa e ele tem o capital humano como o maior desenvolvedor de projetos.

Para que o desenvolvimento ágil funcione corretamente é importante ter uma equipe multidisciplinar e integrada, que foque o planejamento adaptativo e que tenha autonomia para colocar o “Manifesto ágil” em execução para obter melhorias contínuas.

Essa é uma abordagem direcionada para os resultados dos projetos que estimulam a inovação, a criatividade e a flexibilidade das práticas. O objetivo maior dessas ações é a entrega de valor para os clientes e para a empresa.

Quer entender o que é o desenvolvimento ágil e como ele pode turbinar o seu negócio? Confira neste artigo!

Scrum

Scrum é uma metodologia que gerencia a prática de tarefas da organização, desde as mais simples até as mais complexas. Essa metodologia aborda diversos aspectos da gestão que chegam a ser um desfio para os envolvidos.

O Scrum permite que os membros das equipes estejam constantemente compartilhando informações sobre o andamento do projeto para que ele seja célere e de alto nível. Para potencializar o projeto, as equipes se reúnem, pelo menos uma vez na semana, para alinhar o que foi aplicado e dar novos direcionamentos para o prosseguimento dos trabalhos.

Extreme Programming

A metodologia Extreme Programming, também conhecida como XP, é uma ferramenta que trabalha o desenvolvimento de software de maneira radical, ou seja, ao extremo.

É um conjunto de ações que torna as atividades mais inovadoras e o seu maior foco é em testes. Ela tem grande direcionamento também nas engenharias das soluções, que têm uma abordagem voltada para as análises e o desenvolvimento dos projetos.

MSF

O MSF (Microsoft Solutions Framework) não é considerado uma metodologia pela Microsoft, é considerado uma disciplina. É também uma compilação das ações positivas da própria Microsoft, que foi criado para uso da empresa e para os seus clientes. O MSF é um guia de boas práticas que não se detém nos detalhes. Mesmo que apresente poucos detalhes, o MSF é facilmente compreendido tanto pela equipe que o utiliza como pelo cliente.

Lean

Lean é uma metodologia inspirada nas práticas de sucesso do Sistema Toyota de Produção. As empresas a utilizam para um melhor gerenciamento e ela tem como foco o componente humano.

Essa metodologia preza pela comunicação e o engajamento da equipe, que, com essas características, conseguem se adaptar às mudanças com facilidade tendo em vista o crescimento do negócio. Ao colocar os direcionamentos da Lean em prática, o que prevalece são as iniciativas dos colaboradores, que vão além do que foi planejado.

Ela tem foco em uma dinâmica que podem contribuir como um diferencial nos resultados da organização, que é a redução de desperdícios. Nesse contexto, a Lean atua em:

  • superprodução;
  • tempo de espera;
  • transporte;
  • excesso de processamento.

Portanto, para que o desenvolvimento ágil apresente bons resultados é importante colocar em ação de forma bem estruturada todas as metodologias que ele requer. Ao seguir essas metodologias, o desenvolvimento ágil pode apresentar diversos benefícios, como integração entre as equipes, redução de custos, flexibilidade e outras vantagens capazes de turbinar os projetos da empresa e levá-la ao sucesso.

O que achou do conteúdo? Ele trouxe informações relevantes para você? Então, siga nossas páginas no Facebook e YouTube e acompanhe nossas publicações!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-