Descubra 4 motivos para sua empresa investir em ferramentas de BI
Ferramentas de BI são mais importantes para o desenvolvimento corporativo do que a maioria dos gestores pode supor. Com Business Intelligence, é possível estabilizar uma organização, aumentar sua capacidade produtiva e seus níveis de eficiência.
Empresas cujo objetivo é a geração de lucro precisam de uma visão clara de mercado: conhecer a fundo as tendências de consumo dos seus clientes e as principais movimentações da concorrência.
Logo, elas são capazes de se manter em ambientes competitivos e se expandir para assumir novas oportunidades de negócio. Entre as ferramentas de BI disponíveis, podemos destacar Qlik Sense, Tableau, Power BI, e Microstrategy. Confira agora os principais motivos para a sua empresa investir nessa tecnologia!
1. Permite explorar totalmente sua capacidade produtiva
A ineficiência dissipa recursos materiais e a capacidade humana, mina a lucratividade e interfere na expansão do negócio. Ferramentas de BI permitem que sua gestão seja embasada na combinação de dados da própria organização e dos seus stakeholders para aumentar a eficácia das estratégias utilizadas.
Com um fluxo de informação eficaz, é possível melhorar o desempenho geral da equipe, já que as tarefas passam a ser orientadas para resultados. Além disso, por meio de dados do funcionamento de máquinas e equipamentos, implementa-se uma gestão preditiva, que reduz ou elimina a ocorrência de paradas para manutenção, por exemplo.
2. Aumenta seu diferencial competitivo
Uma vez que os dados serão o “petróleo do futuro”, o Business Intelligence será um fenômeno global. Empresas em todo o mundo, de qualquer tamanho e segmento, poderão se beneficiar do uso de informações privilegiadas sobre processos, pessoas e produtos.
As ferramentas de BI são usadas para a geração de relatórios inteligentes que garantem a competitividade da empresa no mercado e até a sua superação em relação à concorrência.
3. Implementa mudanças duradouras
Mudanças duradouras não ocorrem por meio de ações implementadas em momentos críticos ou de falsas suposições, mas sim a partir de melhorias baseadas em análises inteligentes.
À medida que os dados são inseridos no sistema e os usuários têm acesso aos relatórios, é possível aumentar o engajamento de todos em busca de objetivos comuns. Logo, com o uso de ferramentas de BI, a empresa é orientada pelo resultado final e conquista a proficiência necessária para aumentar a eficiência global mais rapidamente.
4. Permite conhecer melhor seu público-alvo
O perfil e as preferências de consumo dos clientes não são mais estáticos como antes. Eles mudam conforme muitas variáveis — preço, tendência, promoção, valor agregado, etc. —, que precisam ser analisadas para determinar, ao menos, quem está mais propenso a adquirir o produto ou serviço oferecido pela sua empresa naquele momento.
Com dados precisos sobre o histórico de compra de clientes em CRMs (Customer Relationship Management), o volume de cliques em sites, os comentários em mídias sociais ou a taxa de giro do produto no ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, é possível fazer essa leitura e oferecer produtos e serviços certos no momento oportuno para os consumidores.
As ferramentas de BI são capazes de garantir a leitura dessa incontável quantidade de dados que se renovam a cada segundo para que a empresa tenha a capacidade de interpretá-los de forma ágil o suficiente e não perder nenhuma oportunidade.
Agora que você sabe como essas ferramentas de BI podem antecipar o sucesso do seu negócio, que tal entrar em contato e saber exatamente como isso pode ocorrer na sua empresa?