Data-driven e cultura analítica: entenda aqui a relação!
Nos últimos anos, graças à maior distribuição da internet e acesso à tecnologia digital, as empresas tiveram que se adaptar a uma mudança profunda no mercado. Mais do que nunca, as demandas dos consumidores mudam de forma rápida, o que torna suas decisões mais impactantes. Por isso que a tendência é migrar para um modelo data-driven e para uma cultura analítica.
Você provavelmente já ouviu falar desses conceitos, mas não deve ter pego uma explicação completa sobre eles. Apesar de serem diferentes, eles estão profundamente relacionados no que diz respeito à forma como você deve conduzir seus negócios no momento.
Para ajudá-lo a entender melhor, vamos explicar neste texto os conceitos de data-driven e cultura analítica, mostrando como eles se relacionam. Confira!
O que é data-driven?
Em tradução livre, data-driven significa “movido a dados” ou “guiado por dados”. Trata-se de uma tendência forte na maioria dos processos empresariais atuais, baseada na utilização de métricas e informações precisas para viabilizar a tomada de decisões, evitando implementar ações baseadas apenas em observação ou especulação.
Essa é uma mudança importante, pois ajuda gestores a se guiarem em um mercado cada vez mais complexo e mutável. Com maior embasamento, é mais fácil fazer escolhas que geram resultados positivos para o negócio.
O que é cultura analítica?
O maior problema do data-driven é que a maioria vê isso como apenas um projeto ou metodologia, quando, na verdade, precisam entendê-lo como uma nova cultura empresarial.
Não se trata apenas de aplicar uma ferramenta, mas sim de uma mudança na forma como você pensa e planeja seu negócio de acordo com dados. Em outras palavras, uma cultura analítica busca transformar essas metodologias em algo que faz parte da filosofia da empresa, aumentando seu impacto e participação nos negócios.
A importância da tecnologia e dos dados para as empresas
Uma cultura data-driven é praticamente uma necessidade hoje em dia, assim como a adoção de toda a tecnologia necessária para implementá-la. Isso por que, no ambiente atual, ela é o melhor caminho para manter um negócio competitivo.
Confira, a seguir, alguns de seus principais benefícios.
Automação de processos
Muitos processos envolvidos na gestão de negócios são repetitivos e consomem muito tempo. Mesmo a análise de dados, que geralmente exige participação humana, também pode ser melhorada se for parcialmente automatizada, usando a máquina para identificar padrões e reportar certas atividades.
Gestão eficiente de dados
Hoje em dia, em muitos âmbitos, há mais informação disponível do que qualquer pessoa seria capaz de administrar em tempo hábil. O uso da tecnologia digital ajuda a manter esses dados organizados, facilitando a tomada de decisões e futuras análises.
Melhor qualidade do serviço prestado
Com os dados certos, é possível avaliar o desempenho do seu negócio e identificar quais são os pontos positivos e negativos do seu produto. A partir disso, você poderá promover mudanças e melhorar a qualidade para o cliente final.
Promover uma cultura data-driven em seu negócio é o primeiro passo para se adaptar ao mercado atual. Quanto mais um negócio cresce, mais essas qualidades se tornam relevantes para seu sucesso.
Quer continuar recebendo informações sobre esse e outros assuntos relacionados? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe tudo em primeira mão!