Afinal, qual é a importância do data-driven management?
Graças à tecnologia, a forma como as empresas funcionam internamente mudou bastante, com cada vez mais ênfase no uso de dados para tomada de decisões. Porém, ainda há muitos negócios que não se adaptaram a essa nova realidade — em parte, por esse ser um conceito que se consolidou nos últimos anos.
Felizmente, a ideia de data-driven management já é bem desenvolvida hoje em dia, dando um direcionamento melhor para quem deseja acompanhar essa tendência. Se você quer ver o potencial máximo do seu negócio, então também é hora de se adaptar!
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!
O que é data-driven management?
Traduzido como “gestão movida a dados”, o termo se refere a uma cultura empresarial que coloca as métricas em primeiro plano na hora de tomar decisões.
Isso vale para todos os níveis de gestão: desde os grandes decisões até aqueles que coordenam a equipe no dia a dia. Dessa forma, além de usar a própria experiência, os profissionais também devem utilizar dados mensuráveis para corroborar suas decisões.
Quais os benefícios dessa cultura?
Há vários bons motivos para adotar o data-driven management em uma empresa. Alguns exemplos são:
1. Decisões mais assertivas
Ter dados claros para corroborar decisões é bem mais confiável do que depender de observações imprecisas — especialmente em empresas grandes, nas quais qualquer erro pode adquirir proporções enormes. Quanto melhor for sua análise de dados, mais efetivas serão suas escolhas.
2. Mais oportunidades de otimização
Observar os dados também permite encontrar mais facilmente correlações entre diferentes variáveis. Isso pode gerar insights determinantes para o rumo da organização, capazes de otimizar o desempenho da equipe e levar a melhores resultados.
3. Criar um direcionamento claro para a empresa
Por fim, mas não menos importante, o uso de dados é ótimo para acompanhar os resultados da equipe e garantir que todos estão caminhando em direção ao mesmo objetivo. Isso torna mais fácil manter o foco em metas de longo prazo.
Como você pode implementar o data-driven management?
Adotar uma nova cultura empresarial exige tempo e investimento, mas vale o esforço. Veja, a seguir, algumas ações que podem ajudar nesse sentido.
1. Facilite o acesso à informação
A democratização da informação, como é chamado esse processo, consiste em liberar os dados de trabalho da empresa para toda a equipe. Dessa forma, todos também podem usá-los para tomar suas próprias decisões.
2. Busque dados de maior qualidade
Claro, para que essas informações sejam usadas corretamente, elas também devem ser precisas e confiáveis. Para isso, o melhor a fazer é investir em ferramentas para coletar e organizar esses dados com maior eficácia.
3. Promova a alfabetização de dados
Podemos dizer que dados são uma forma de linguagem. Sendo assim, a alfabetização de dados mostra à equipe como interpretá-los e utilizá-los para trocar informações e manter a coordenação em um setor.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o data-driven management, é hora de torná-lo parte de seu planejamento. No longo prazo, essa cultura empresarial será muito mais rentável e garantirá mais oportunidades de crescimento para o seu negócio.
E se você quer incluir a alfabetização de dados nos fundamentos da sua empresa, visite o site da Academia In1 e conheça alguns de nossos cursos relacionados!