Entenda o que são dados acionáveis e como usá-los!

4 minutos para ler

À medida que uma empresa cresce, é fundamental que seus principais gestores sejam capazes de tomar decisões estratégicas e bem direcionadas. Para isso, esses profissionais precisam de recursos e informações consistentes, pois tomar uma decisão sem métricas claras é um risco muito grande hoje em dia. Dessa forma, é importante ter à disposição o máximo de dados acionáveis possíveis.

O uso de dados como base para decisões empresariais não é nenhuma novidade, mas com a tecnologia atual a quantidade de informação tende a ser muito grande, sendo que nem tudo que pode ser medido é realmente útil. Daí a importância de buscar dados que tenham maior relevância.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos explicar o que são dados acionáveis, por que você deve usá-los e como usá-los. Confira!

O que são dados acionáveis?

Toda empresa possui uma série de informações às quais tem acesso, porém nem todas essas informações possuem uma correlação clara de causa e efeito ou uma utilidade prática para os gestores. Como mencionamos anteriormente, nem toda informação é útil na tomada de decisão.

Diante disso, é importante coletar e cultivar dados e métricas acionáveis, os quais possuem uma correlação clara, específica e repetitiva com resultados observações, e que podem ser avaliados e transformados em ações.

Quais são seus benefícios?

Ter como foco os dados acionáveis é um bom caminho para melhorar o potencial de um negócio. Alguns exemplos dos benefícios oferecidos são:

1. Visão completa da empresa

Há muitos detalhes sobre um negócio que não podem ser facilmente observados no dia a dia e é para isso que serve a coleta de dados dentro de uma corporação. Dessa forma, você consegue acompanhar as métricas mais importantes sobre a empresa e o mercado como um todo.

2. Maior foco em suas análises

Quando você possui muitas informações, pode ser difícil analisá-las por completo e usá-las de forma efetiva, havendo maiores chances de erros ou inconsistências. Ao focar os dados acionáveis, você consegue uma visão mais clara de quais fatores influenciam o desempenho do negócio e como esses dados podem ser usados para melhorar os resultados no médio e longo prazo.

3. Geração de insights

A maior utilidade desses dados é ajudar a ampliar a visão sobre a empresa e criar insights de mercado, que são aquelas ideias e observações que revelam grandes oportunidades de crescimento, muitas das quais não são exploradas pelos concorrentes ainda. É com base nisso que os gestores podem tomar decisões que atraiam mais clientes e elevem a qualidade do trabalho.

Quando é indicado usar dados acionáveis?

Em qualquer negócio, independentemente de seu porte, há grande valor em entender quais informações podem ser usadas para tomar boas decisões e gerar novas oportunidades de mercado. Essas informações são úteis para fazer análises mais aprofundadas, integrar diferentes fontes de dados e promover melhores decisões. Portanto, o uso de dados acionáveis pode ser feito a qualquer momento.

Agora que você entende melhor a importância de utilizar dados acionáveis em seu negócio, é hora de começar a integrá-los em suas estratégias e tomadas de decisão. Com o tempo e a tecnologia certa, não será difícil tirar mais proveito deles.

Quer continuar recebendo mais de nossos conteúdos? Então curta nossa página no Facebook e receba nossas novidades em primeira mão.

Ebook Inteligência de Mercado
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-