Confira qual a diferença entre líder e chefe

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Qual é a diferença entre líder e chefe? O sucesso das organizações depende das pessoas que assumem seus cargos de liderança, mas encontrar o perfil certo para motivar uma equipe é uma tarefa difícil. Consequentemente, a valorização dos líderes no mercado de trabalho é maior do que aqueles que não assumem cargos de alta responsabilidade.

Mas o que faz com que algumas pessoas obtenham mais sucesso na liderança? Descubra a diferença entre líderes e chefes e entenda como se tornar um bom líder.

Qual a diferença entre líder e chefe?

Os chefes têm um comportamento muito diferente daquele observado nos líderes. Em geral, o estilo de comando que os chefes assumem dentro da empresa é autoritário. Eles falam no imperativo, não são acessíveis para as equipes e estão pouco abertos ao diálogo.

Essa centralização de poder costuma ter efeitos negativos no clima organizacional. Geralmente o chefe temido, e não respeitado, e acaba se concentrando mais em lucros do que na satisfação dos profissionais com que trabalha e na eficiência deles.

No líder podemos observar características que passam bem longe disso. Líderes se posicionam como tomadores de decisão que incentivam aqueles ao redor a participar do processo decisório. Eles escutam as pessoas ao seu redor e buscam, acima de tudo, saber se elas estão satisfeitas com o trabalho que estão desempenhando tanto quanto a empresa está feliz com os resultados obtidos.

Como se tornar um líder?

É possível buscar treinamento e se educar para se tornar um líder? Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a liderança não é uma característica inata. Muitos líderes aprenderam a se diferenciar de chefes com o passar dos anos.

Mas como fazer isso? Confira as dicas!

Ouça as pessoas ao seu redor

Quantas vezes você já parou para ouvir a opinião dos membros da sua equipe? Um líder vê as pessoas ao seu redor como colaboradores e não subordinados, estando aberto para entender o que elas pensam sobre os processos que acontecem dentro da empresa.

Líderes se posicionam de maneira acessível para que suas equipes possam contribuir tanto quanto possível para o sucesso da organização.

Busque capacitação

A principal diferença entre líderes e chefes é que os primeiros estão sempre em formação. Eles buscam aprender mais sobre as novas tecnologias que, quando implementadas na empresa, podem ajudá-los a trazer resultados melhores para a organização.

Líderes estão sempre em movimento, não consideram que chegaram o mais longe que poderiam e tentam sempre trazer algo novo para a mesa.

Observe outros líderes em ação

Para desenvolver as habilidades de um líder é sempre bom prestar atenção em figuras que você admira e que assumem esse papel nas empresas. Elas podem mostrar, na prática, como é o dia a dia de um líder, qual sua resposta mais comum para lidar com as demandas da diretoria, do time e como ele se comunica com aqueles que contribuem para a inovação.

Qual a importância dos líderes?

Os líderes são muito importantes para trabalhar o clima organizacional. São eles que motivam as equipes a irem mais longe e não a simplesmente fazer entregas. 

Os líderes estão na frente da inovação em todas as empresas ao redor do mundo, principalmente às relacionadas a tecnologia. Pense no papel do Steve Jobs na Apple, por exemplo. Ele inspirava a mudança nos seus colaboradores e foi o homem certo para dar uma guinada na história da marca.

Então, se você quer ver o seu negócio crescer, trabalhe as características de líder que citamos e aumente seu valor no mercado de trabalho. Diferenciando seu currículo para mostrar que está pronto para assumir um papel de liderança, poderá encontrar uma ampla área de atuação e excelentes oportunidades de carreira.

Gostou de entender a diferença entre líder e chefe? Ficou com alguma dúvida em relação a este post? Deixe um comentário!

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