Confira 5 setores para você aplicar data analytics

4 minutos para ler

Data Analytics, ou análise de dados, é um processo de negócios que ajuda na tomada de decisão. Olhando para grandes conjuntos de dados, as empresas podem, com auxílio de software, entender os padrões que influenciam o sucesso de suas iniciativas.

O Data Analytics utiliza uma série de recursos para identificar o que conduz uma empresa ao sucesso. Um dos mais comuns são os sistemas de Business Intelligence, mas recursos como Machine Learning e Inteligência Artificial também são grandes parceiros nas análises.

Hoje, tecnologias de dados são utilizadas por muitos setores de negócios para otimizar a eficiência operacional, criar campanhas de marketing melhores e aumentar receitas. Conheça neste artigo cinco áreas em que o Data Analytics é mais proeminente.

1. Segurança

Quem já viu o filme Minority Report não ficará espantado ao saber que a tecnologia está cada vez mais próxima de prevenir e antecipar crimes. Hoje, os setores responsáveis pela segurança em grandes cidades, como Chicago, utilizam Data Analytics para identificar as áreas da cidade mais propensas à ocorrência de atividades criminais a fim de aumentar o policiamento nessas regiões.

Há projetos colaborativos que vão na mesma direção. O site Onde Fui Roubado é uma experiência de cidadania 2.0 em que usuários podem notificar assaltos e identificar áreas perigosas.

2. Varejo

Varejistas foram os primeiros a investirem em Data Analytics e empresas como a Target são algumas das que mais se utilizam de dados para entender o perfil do consumidor e antecipar suas necessidades. Um famoso exemplo disso foi noticiado quando uma jovem passou a receber ofertas para compras relacionadas à sua gravidez (da qual ela sequer sabia à época).

3. Saúde

O setor de saúde é outro que se beneficia bastante do Data Analytics. Nos Estados Unidos, país em que o custo dos tratamentos médicos é reconhecidamente alto, a tecnologia vem sendo utilizada para informar seguradoras a respeito dos possíveis gastos que novos clientes terão. Procedimentos comuns do passado são analisados para traçar o perfil de cada usuário e identificar quanto ele deveria pagar pelo serviço.

A tecnologia também tem ajudado a prever e antecipar surtos de doenças como o sarampo além de identificar quais áreas devem ficar de quarentena quando isso acontece.

4. Bancos e instituições financeiras

Bancos e outras instituições financeiras estão sempre à procura de tecnologia que possa fazê-los poupar dinheiro e reduzir o risco nas operações. O Data Analytics analisa o perfil de consumo de cada pessoa que busca por um empréstimo ou outro tipo de operação e consegue indicar, em alguns segundos, se ela pode arcar com a dívida e que taxa de juros é mais indicada para o seu comportamento de compra.

Outro uso para o recurso é a análise em tempo real dos padrões de clientes, capaz de identificar se uma compra em um domicílio diferente ou de um tipo distinto de bem foi feita pelo cliente ou por alguém em posse do seu cartão de crédito.

5. Logística

Não é só com marketing e vendas que o Data Analytics pode ajudar varejistas a obterem melhores margens. Empresas como a Amazon conseguem, com seus grandes bancos de dados, saber o que os clientes querem comprar antes mesmo que eles o façam.

O recurso patenteado e chamado de anticipatory shipping é utilizado para melhorar a logística da empresa tornando produtos disponíveis em armazéns perto do consumidor antes mesmo de ele fazer o pedido. Dessa maneira, a empresa reduz o custo das entregas e pode oferecer preços mais competitivos aos seus clientes.

São muitas as áreas em que a análise de dados pode ser aplicada, como você viu aqui. Nos próximos anos, boa parte das empresas precisará criar um departamento especializado em Data Analytics. Assim, quem faz uso desse recurso tem excelentes expectativas para o futuro.

Gostou de conhecer esses setores em que o Data Analytics pode ser aplicado? Então não deixe de conferir o nosso guia para transformar dados empresariais em receita!

Ebook Inteligência de MercadoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-