6 competências técnicas e comportamentais mais exigidas pelo mercado

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Competências técnicas e comportamentais são características que podem direcionar a sua escolha em um processo de seleção e recrutamento, além de ajudar na avaliação da sua atual equipe. Ainda, algumas delas ganham destaque no mercado de trabalho.

As competências técnicas se referem à capacidade de utilizar os mecanismos de trabalho para cumprir determinada função dentro de uma empresa. Já as competências comportamentais são características pessoais, que podem ser compartilhadas por profissionais de diferentes áreas e são compatíveis com exigências de determinados cargos.

Abaixo, veja quais são as principais competências exigidas no mercado, os meios mais comuns de avaliá-las e desenvolvê-las dentro da sua empresa.

As 6 competências técnicas e comportamentais mais exigidas

Até aqui vimos que existe uma diferença enorme entre competências técnicas e comportamentais. No entanto, ambos os conjuntos são cruciais para o desenvolvimento saudável das empresas e das pessoas. Abaixo, separamos aquelas mais buscadas atualmente.

1. Análise de dados

Um bom analista de dados é aquele profissional que tem a capacidade de avaliar as atividades da empresa de maneira crítica e inseri-las em um panorama geral, com o objetivo de projetar seus impactos e mudanças. Você pode realizar treinamentos que abrangem conceitos como Big Data, Business Intelligence, entre outros.

2. Domínio de uma língua estrangeira

O profissional que domina os quatro âmbitos de uma língua estrangeira (escuta, leitura, fala e escrita) consegue obter experiências que agregam valor às funções do seu cargo. O domínio do inglês é um critério no processo seletivo de grandes empresas.

3. Especializações

Enquanto os que saem da graduação são mais generalistas, os profissionais que possuem pós-graduações conseguem cumprir funções que só podem ser realizadas por um especialista na área.

4. Concentração

A demanda por profissionais “multitarefas” coloca em risco a concentração das pessoas, competência comportamental que é essencial para realizar tarefas com eficiência. Analisar detalhadamente, evitar erros e entregar projetos prontos exige uma disciplina que é estimulada com a concentração.

5. Habilidades comunicativas

Saber se expressar bem, oralmente e na escrita, é um conjunto de habilidades comunicativas indispensáveis a qualquer profissional. É importante ressaltar que a comunicação escrita pode ser a maior demanda em cargos específicos e vale analisar alguns cursos sobre comunicação para melhorar essas habilidades.

6. Gestão de projetos

Um bom gestor de projetos não só domina as ferramentas usadas na empresa e consegue se organizar para avaliar situações mas também conta com competências comportamentais que fazem dele um bom líder e comunicador.

As maneiras de avaliar essas competências na empresa

Há uma série de maneiras de analisar as competências técnicas e profissionais dentro de uma empresa. As mais comuns são:

  • dinâmicas em grupo;
  • provas de proficiência em uma língua estrangeira (e em português);
  • entrevistas com líderes, testes de perfil comportamental (como a aplicação do teste DISC);
  • provas de conhecimento específico (para cargos que exigem conhecimentos específicos, é importante ir além da verificação do diploma).

Os métodos para desenvolver essas competências

Uma pessoa dificilmente apresenta a combinação perfeita de competências técnicas e comportamentais. Pode-se, por exemplo, ser um líder comunicativo, mas incapaz de executar com facilidade as funções demandadas pelo seu cargo. É por essa razão que as empresas investem em métodos para desenvolver as competências.

Oferecer um treinamento interno aos colaboradores pode servir para abordar novos projetos e mostrar como funcionam novos equipamentos, por exemplo. Além disso, cursos e workshops, presencias e online, trarão experiências que aumentam a produtividade da equipe de trabalho.

As competências técnicas e comportamentais mais exigidas no mercado têm impacto nos diferentes setores: contratações alinhadas com a cultura da empresa, capacidade de investir em treinamentos, alta performance das equipes e retenção de talentos. A combinação desses dois atributos, portanto, é o caminho para tornar a sua empresa mais competitiva.

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