Como utilizar a IA em benefício da experiência do consumidor?

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O que a experiência do consumidor tem a ver com Inteligência Artificial? Em um primeiro momento pode parecer que nada, mas se pararmos para analisar, veremos que não é à toa que a IA vem se tornando uma tendência nas empresas na hora de melhorar a satisfação dos clientes.

A experiência do consumidor pode ser entendida como a percepção deste sobre os produtos e serviços de uma empresa. Ou seja, é a opinião formada pelo cliente com base na sua relação com a companhia. Assim, a lógica é que quanto melhor for essa percepção, mais vantajoso será para a empresa, que terá um consumidor satisfeito e fiel.

Nesse ponto, a Inteligência Artificial pode gerar grandes benefícios, e é sobre eles que vamos falar neste post. Continue lendo e entenda em que pontos a IA pode melhorar a experiência do consumidor na sua empresa!

Automatizar o atendimento

Um dos critérios mais valorizados pelos consumidores na hora de avaliar uma empresa é a qualidade do atendimento oferecido. Afinal, ninguém gosta de esperar para receber atendimento e nem de ter dificuldades para solucionar suas demandas.

Nesse aspecto, a inteligência artificial gera uma série de benefícios. Hoje, por meio de sistemas automatizados de atendimento, capazes de interagir, receber comandos de voz e muito mais, empresas podem disponibilizar canais de contato muito mais eficientes e ágeis para atender os usuários.

Criar campanhas de marketing eficazes

Outro ponto de destaque da IA é a sua capacidade de otimização de marketing. Com o auxílio de ferramentas de automação, como o AdWords, negócios de todos os portes podem realizar campanhas de marketing altamente estratégicas e eficientes.

Sistemas informatizados são capazes de coletar e interpretar uma série de dados da empresa e de seus clientes, traçando um perfil ideal, que pode ser utilizado para direcionar melhor as ações de marketing. Nesse ponto, além de haver uma economia de recursos com campanhas publicitárias, também há uma diminuição no tempo de retorno dessas ações.

Prever demandas e tendências

Com o passar dos anos e a difusão da internet, os dados das empresas se tornaram ativos valiosos para as operações. Hoje, muitas decisões são tomadas com base no Big Data, no Business Intelligence e em outros conceitos relacionados à ciência de dados.

Seguindo por esse caminho, empresas que utilizam a IA podem melhorar ainda mais a qualidade das suas informações, tornando o seu uso ainda mais relevante. Por exemplo, por meio do Big Data e da análise de dados é possível antecipar tendências, demandas, riscos do mercado e, assim, ajustar as operações da empresa para atender a essa realidade.

Fortalecer a relação com o cliente

Um dos elos mais importantes da experiência do consumidor tem a ver com a facilidade encontrada por ele na hora de solucionar suas demandas. Não por outro motivo, hoje o conceito de omnichannel está tão em alta.

O consumidor moderno quer ter opções, comodidade e quer perceber vantagens em suas ações. Nesse ponto a Inteligência Artificial mais uma vez demonstra ser um grande diferencial.

A partir da automação, empresas podem integrar diferentes tipos de atividades, tornando a jornada do consumidor muito mais simples. Por exemplo, a compra de um produto em uma loja virtual e a retirada desse mesmo produto em uma loja física só é possível em razão da integração trazida pela IA. São essas comodidades que chamam a atenção de um cliente, melhoram a sua percepção sobre a empresa e potencializam a sua experiência.

Por fim, é inegável que a inteligência artificial está entre as inovações mais relevantes quando o assunto é o aprimoramento da relação empresa/cliente. Cada um dos pontos citados ao longo deste texto comprova isso.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a relação da IA com experiência do consumidor, não deixe de nos contar as suas impressões sobre o tema. Deixe um comentário abaixo!

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