Como transformar dados em inteligência para o crescimento empresarial?

Como transformar dados em inteligência para o crescimento empresarial
4 minutos para ler

O mundo dos negócios está cada dia mais competitivo. Não basta uma organização oferecer o melhor serviço. Ela precisa acompanhar as tendências e movimentos do mercado e rapidamente se adaptar a ele de forma ágil — seja para o desenvolvimento de produtos ou para a tomada de decisões gerenciais.

Felizmente, ela pode contar com ferramentas para transformar dados em inteligência para atingir esse objetivo. Você sabe como essas ferramentas funcionam? Sabe como o business intelligence pode contribuir para o crescimento empresarial?

Então não perca esse post! Vamos falar um pouco dos principais conceitos e como eles podem ser úteis para as organizações. 

A importância de transformar dados em inteligência

Atualmente, a sociedade e as empresas contam com um volume gigantesco de dados disponíveis. Os consumidores deixam inúmeros rastros na internet sobre suas preferências, buscas e necessidades. 

Além disso, com todas as informações registradas nas máquinas, é possível prever tendências e antecipar cenários com grande precisão. Com o business intelligence, as empresas podem então utilizá-las para ganhar assertividade em suas decisões, arriscar menos e obter mais sucesso. 

Portanto, conhecimento é o capital que torna as organizações aptas a serem mais competitivas, e ele não deve ser desperdiçado! A análise de dados precisa se tornar uma prioridade dentro das organizações. 

Como utilizar o business intelligence para o crescimento empresarial

Big data

O principal foco do big data é a transformação do conteúdo disponível na web para a elaboração de relatórios, estatísticas, gráficos e outras formas de informação útil para a gestão das empresas. 

Ele permite que a organização selecione e organize os dados importantes para seu negócio, obtendo insights valiosos para a definição de uma estratégia comercial bem-sucedida e ainda que a empresa conheça melhor a si mesma, seus concorrentes, o segmento e, principalmente, o seu público-alvo. Com isso, ela pode identificar as principais tendências e oportunidades do mercado. 

Para fazer isso de forma eficiente, a companhia precisa contar com as ferramentas adequadas, que garantam a conexão e a relevância das informações selecionadas. 

Internet das coisas

Atualmente, temos uma grande quantidade de pessoas conectadas à rede. Em um futuro próximo, espera-se que isso mude — e que as coisas também façam parte dessa conexão.

Com isso, a tendência é que os objetos conectados possam ser controlados de forma remota não apenas pelas pessoas, mas pela própria interação entre eles. Essa tendência abre infinitas possibilidades para o setor industrial e comercial, que deve se preparar para aproveitar essas oportunidades. 

Inteligência competitiva

Esse conceito envolve o processo de coleta, análise e disseminação de informações com o objetivo de melhorar a tomada de decisões e, principalmente, aumentar a capacidade de uma empresa para concorrer com outras. 

A ideia principal é analisar os passos dos concorrentes, o que aponta futuras tendências do mercado. Desta forma, a empresa pode se preparar antecipadamente para competir em condições de igualdade, em vez de simplesmente reagir a circunstâncias e desafios já presentes. 

Portanto, a transformação de dados em inteligência permite que a empresa visualize a direção que o mercado está seguindo com antecedência. Com essa vantagem, ela tem tempo hábil para se preparar e tomar as medidas necessárias para enfrentar os novos desafios com sucesso. 

O grande diferencial para o sucesso com o business intelligence

Mas se existem informações e ferramentas que proporcionam tanto conhecimento, por que muitas empresas ainda enfrentam a crise ou tomam decisões desastrosas? 

A verdade é que todos esses conceitos são extremamente novos. A maioria das empresas simplesmente ainda não descobriu como essas ferramentas realmente podem ser usadas para garantir um diferencial competitivos. Há uma infinidade de dados, mas elas não sabem como utilizá-los.

O mercado reconhece que para obter resultados, as organizações precisam de pessoas que desenvolveram novas competências para lidar com essa realidade.

Especialistas que saibam fazer as perguntas relevantes e interpretar os dados de fato para identificar grandes oportunidades e gerar negócios extraordinários. 

Viu quais são alguns dos recursos que as empresas têm para transformar dados em inteligência e promover o crescimento da organização? Gostou do post e quer ter acesso a outros conteúdos como esse? Então não perca tempo: assine nossa newsletter e receba dicas imperdíveis em seu e-mail!

Banner Qlik Sense
Você também pode gostar

2 thoughts on “Como transformar dados em inteligência para o crescimento empresarial?

Deixe um comentário

-