Como ser um agente da transformação digital na minha empresa?

3 minutos para ler

Transformação digital significa integrar a tecnologia em todas as áreas do negócio, mudando como processos e operações são realizados e como se gera valor para o cliente. Muito além disso, porém, adicionar tecnologia às empresas é uma questão cultural, que deve ser promovida entre os colaboradores para alcançar o sucesso idealizado.

Uma organização deve investir tanto na transformação digital quanto no uso que é feito da tecnologia e na cultura dos seus trabalhadores para acompanhar esses avanços. Isso porque se as pessoas ao seu redor não aderem à transformação digital, é muito difícil obter os benefícios dela.

Como você pode fazer para colaborar nessa transição? Mostramos que atitudes o conduzirão à posição de agente da transformação digital. Continue a leitura!

Conheça as tecnologias disponíveis

Os agentes da transformação digital devem ser pessoas capazes de compreender os avanços da tecnologia e que impacto eles podem ter dentro do negócio. Isso não quer dizer que você precise virar um especialista. Será, no entanto, preciso compreender como e quando cada tecnologia pode desempenhar um papel importante em uma organização.

Bons agentes da transformação digital orientam a mudança e, para isso, devem entender muito bem conceitos como Big DataBusiness Intelligence e outras tendências que têm movimentado o mercado de TI.

Entenda o ciclo de vida de serviços digitais

Para repassar informações para os tomadores de decisão e conduzi-los pelo processo de transformação digital, será necessário que você entenda melhor o ciclo de vida dos serviços digitais. Esse conhecimento o ajudará a estar sempre à frente dos demais quando o tema é inovação.

Introdução, crescimento, maturidade e declínio são os pontos fundamentais no ciclo de vida. Antecipar as etapas o ajudará a criar e usufruir de serviços digitais, otimizando custos e minimizando riscos.

Vislumbre o futuro da organização

Nunca se deve adotar uma tecnologia apenas, sem um objetivo em mente. Exatamente por isso, é necessário vislumbrar o futuro e determinar como os recursos adotados o influenciarão. Assim, será possível apresentar ideias a respeito do uso de novas ferramentas com o respaldo que elas precisam para serem implementadas.

Escolha recursos que podem ser implantados pouco a pouco

Como mencionamos, tecnologias precisam ser utilizadas para que sejam, de fato, transformadoras. O que queremos dizer com isso é que nem sempre inseri-las no empreendimento rapidamente é a melhor estratégia.

Na maioria dos casos, fazer mudanças pequenas, mas de grande impacto, é o jeito mais adequado de abordar a transformação digital. Dê prioridade a plataformas com que os usuários terão familiaridade ou nas quais poderão ser treinados rapidamente. Essa atitude garantirá que a equipe se sinta incluída e respeitada ao longo do processo.

Para se transformar digitalmente, um negócio sempre precisará de líderes. Essa é a oportunidade de se destacar e conquistar mais espaço dentro da organização em que trabalha. Sendo um dos motores da transformação você passará a participar das tomadas de decisão, o que é imprescindível para alavancar sua carreira.

Então, acha que está pronto para ser um agente da transformação digital na empresa em que trabalha? Assine nossa newsletter e continue aprendendo sobre os temas mais relevantes da tecnologia!

blog_carreira de dados
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-