Como NÃO investir na qualificação de equipes pode me fazer perder dinheiro?
Na busca por medidas desesperadas para eliminar gastos, é comum que alguns gestores deixem de investir na qualificação de equipe. Na verdade, esse é um grande equívoco: você sabia que manter profissionais desqualificados dentro da organização custa muito mais caro?
No post de hoje, mostraremos a você como não perder dinheiro investindo no aprimoramento do seu time. Acompanhe!
Aumenta o nível de improdutividade do time
A produtividade do negócio depende diretamente da produtividade das equipes. Quando a equipe colabora com empenho, o negócio é beneficiado. Do contrário, é possível que a empresa pegue um breve caminho para o insucesso.
Uma pesquisa realizada pela Microsoft com mais de 38 mil profissionais afirma que os colaboradores passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva. Entre os principais motivos para isso, é possível destacar a falta de treinamento.
É possível perceber que a falta de capacitação afeta a produtividade da equipe e, consequentemente, os resultados da companhia. Quando se investe no desenvolvimento dos profissionais, por outro lado, eles se sentem mais valorizados e trabalham com mais afinco.
Potencializa o número de erros e problemas internos
Você já parou para imaginar o custo de todos os erros e problemas internos? Não é pouco, certamente! Uma empresa que coleciona erros observa o desperdício de materiais e a perda de competitividade em relação à concorrência.
Sabe-se que uma das principais causas para a ocorrência de erros está ligada à falta de qualificação da mão de obra. Quando os profissionais não estão bem treinados, dificilmente conseguem desempenhar as atividades necessárias com eficiência e manter elevados padrões de qualidade na sua produção.
É importante salientar que os custos com a capacitação dos profissionais — que são preventivos — são muito mais baixos do que os custos reativos, decorrentes da solução de erros já ocorridos. Por isso, não treinar os profissionais é perder dinheiro!
Eleva a insatisfação dos clientes finais
Segundo Peter Drucker, fazer clientes satisfeitos é a principal obrigação de uma organização. Mas, para isso, a companhia precisa de profissionais que atendam com qualidade, conheçam de forma técnica os produtos da empresa e dominem boas táticas de negociação.
Infelizmente, isso não é algo comum em grande parte das empresas. Segundo pesquisa divulgada pela Exame, em 2015, cerca de 86% dos clientes migraram para a concorrência em virtude de mal atendimento. E, pelo mesmo motivo, as companhias perderam cerca de US$217 bilhões.
Esse é mais um exemplo evidente de como se perde dinheiro ao não investir na qualificação de equipe. Com equipes medianas, incapazes de proporcionar um bom atendimento, fica quase impossível encantar o público-alvo da empresa e criar um relacionamento longo e lucrativo.
Percebemos que existem muitos problemas ao deixar o desenvolvimento dos profissionais em segundo plano, pois, no final, todos saem perdendo: a equipe é prejudicada, bem como a empresa e, por consequência, seus próprios clientes.
Agora que está por dentro do assunto e já sabe que não investir na qualificação da sua equipe faz a sua organização perder dinheiro, que tal compartilhar suas experiências e dúvidas conosco? Deixe seu comentário aqui no post e participe da conversa!