Como fazer boas apresentações corporativas a partir de dados sólidos?

Como fazer boas apresentações corporativas a partir de dados sólidos
4 minutos para ler

Fazer apresentações corporativas é algo que pode parecer muito fácil em um primeiro momento, mas nem todo profissional, por mais competente que seja, consegue planejar uma apresentação realmente concisa e eficiente.

A falta de planejamento e prática pode acabar deixando o indivíduo inseguro na hora de apresentar dados e resultados, o que faz com que ele não mostre o seu potencial de maneira adequada.

Se esse é o seu caso, nós trouxemos a solução! Confira a seguir algumas dicas importantes para fazer uma apresentação de sucesso e surpreender positivamente seus gestores:

Defina o que precisa ser informado

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o seu público e saber exatamente qual é o objetivo da sua apresentação.

Comece pensando no que você quer mostrar e fazer com que eles entendam. A partir disso, faça uma lista de tudo o que precisa ser informado e crie um roteiro, organizando-o de maneira lógica. Primeiro, apresente o problema; depois, suas análises e dados; por fim, proponha a solução.

Leve o perfil de seu público em consideração na hora de escolher o tom e a linguagem a serem utilizados.

Trabalhe com imagens e gráficos

As pessoas são muito visuais, e é por isso que imagens e gráficos podem ajudá-lo a prender a atenção da plateia. Sendo assim, ao fazer apresentações corporativas, ilustre o que você está falando com imagens pertinentes — podendo ser até animações, dependendo do caso.

Na hora de mostrar dados e números, abuse dos gráficos, que o ajudam a tornar a apresentação mais didática e compreensível.

Tenha cuidado com as cores, fontes e efeitos

A visibilidade e legibilidade são itens essenciais em sua apresentação. Ou seja, as pessoas devem conseguir ver e ler com facilidade o que está sendo mostrado. Para não errar aqui, você deve escolher fontes simples, sem muitas decorações e com um tamanho adequado.

A cor também é importante e, além de se preocupar em não cansar a vista de quem está assistindo, você deve escolher cores que tenham um bom contraste, sem deixar que as cores de fundo atrapalhem a leitura do texto, por exemplo.

Os efeitos de transição de slides devem ser utilizados com moderação, e muitas vezes devem até ser deixados de lado, pois podem atrapalhar mais do que ajudar. Lembre-se de que menos é mais!

Evite os textos longos

Colocar textos longos em sua apresentação pode induzi-lo a dois erros: ignorar completamente determinado slide ou ler o texto todo na frente do público, o que dispersa a atenção das pessoas e torna a apresentação entediante.

Coloque-se no lugar de quem está assistindo e tente levar o máximo de conteúdo interessante e relevante — que você vai transmitir através da sua fala — para essas pessoas. Por isso, os textos dos slides devem ser apenas tópicos que vão guiá-lo durante a fala e facilitar a assimilação do conteúdo pelo público.

Revise o conteúdo e ensaie

Erros ortográficos e de concordância podem chamar muito a atenção de quem está assistindo e tirar a sua credibilidade, por fazer com que eles entendam que você não teve o cuidado de fazer a revisão do conteúdo.

Para evitar problemas desse tipo, sempre revise os textos, a formatação e até a veracidade dos dados e informações colocadas, acrescentando as fontes de pesquisa, sempre que possível. Peça também para outra pessoa revisar, para que não escape nenhum errinho.

Não se esqueça de ensaiar algumas vezes para garantir que a sua apresentação seja curta, interessante e objetiva!

Gostou das nossas dicas para fazer apresentações corporativas e acha que elas podem ser úteis para outros profissionais? Então compartilhe esse post em suas redes sociais!

Ebook Inteligência de Mercado
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-