Como extrair o real valor do BIG Data para sua organização?

4 minutos para ler

Você conhece o valor do Big Data? Trata-se de um dos recursos mais ricos que uma empresa pode empregar para melhorar sua tomada de decisões. E como o mercado fica cada vez mais competitivo conforme o tempo passa, tal qualidade não pode ser ignorada.

As tecnologias para o tratamento de dados são o futuro. Por isso, no artigo de hoje, mostraremos como o Big Data pode ser utilizado a favor de um negócio. Vamos lá?

Os 5 Vs do Big Data

Antes de qualquer coisa, precisamos explicar o motivo que faz com que o Big Data seja uma tecnologia impressionante. A sorte é que, para fazer isso, temos os 5 Vs, uma maneira breve de condensar como o recurso funciona. São eles:

  • volume;
  • velocidade;
  • variedade;
  • veracidade;
  • valor.

E todos estão, obviamente, relacionados aos dados que sua empresa coleta com o passar do tempo. Enquanto o volume diz respeito à quantidade de conteúdo que é criada, a velocidade refere-se ao intervalo de tempo em que isso acontece.

A variedade, por sua vez, indica que os dados que compõem o Big Data podem ter inúmeras origens e, consequentemente, formatos. E a veracidade, por sua vez, é a qualidade que tais informações têm de serem compatíveis com o que vemos no mundo real.

Mas não nos esqueçamos do V mais importante de todos: o valor. Ele se relaciona com o quanto um dado pode ser importante para a sua empresa em termos de custo/benefício.
Para alguém que vende guarda-chuvas, por exemplo, saber quando tempestades são mais propensas em uma localização é um dado de grande valor.

Já descobrir quantos de seus consumidores têm acesso à TV a cabo pode ser uma informação menos relevante. De forma geral, porém, o Big Data só funciona se você conseguir reunir todos os Vs. Em conjunto, eles servem para visualizar o impacto de um produto ou serviço na vida dos clientes e, a partir disso, tomar melhores decisões.

As ferramentas ideais para extrair valor do Big Data

Como o Big Data trabalha com dados estruturados e não estruturados ao mesmo tempo, uma das coisas mais importantes em sua implementação é escolher as ferramentas certas. Hoje, recursos como Hadoop e Pentaho são duas das escolhas mais recorrentes no mercado.

Eles são ideais para gerar relatórios e trabalhar com bancos de dados, além de terem excelente compatibilidade com outros softwares. Isso faz com que utilizar o conhecimento gerado a partir do Big Data seja mais fácil.

É importante encontrar uma solução que consiga lidar, simultaneamente, com dados estruturados e não estruturados. Como nossos bancos nem sempre são organizados relacionalmente (em linhas e colunas), lidar apenas com um desses tipos de informação pode comprometer sua performance.

As principais aplicações

O Big Data já vem sendo utilizado de forma impressionante por empresas de vários segmentos. Veja o que essa tecnologia pode fazer:

Ajudar a entender os consumidores

O Big Data é uma forma de conhecer melhor quem compra seus produtos. E, consequentemente, trata-se de uma ferramenta estratégica para criá-los de acordo com as necessidades do cliente.

Melhorar a tomada de decisão

Por colocar todas as informações das quais você precisa em um só lugar, o Big Data funciona como um facilitador da tomada de decisões. Ele abre o caminho para uma inteligência de negócios mais eficiente e ajuda a empresa a poupar tempo, simulando instantaneamente o resultado de suas ações.

Otimizar processos de negócios

O valor do Big Data também pode ser percebido na otimização dos processos de um negócio. Com ele, você poderá, por exemplo, prever o tamanho ideal de estoque para seus armazéns, quando as pessoas estão mais propensas a adquirir um produto e até qual a melhor localização para instalar uma nova loja.

Agora que você já sabe como extrair o valor do Big Data, é hora de fazer algo para manter-se atualizado quanto às novas tecnologias. Assine nossa newsletter e receba nossos principais updates em sua caixa de e-mail!

Ebook Inteligência de Mercado
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-