Como está o mercado de TI? 4 tendências para você ficar de olho!

4 minutos para ler

O mercado de TI no país deve ter um crescimento de 10,5% até o fim de 2019 quando comparado com o ano anterior. A previsão da IDC presume um forte impacto positivo, principalmente na área dos dispositivos móveis.

A principal tendência é que grande parte das organizações brasileiras avancem para alcançar uma TI flexível, não apenas sob o aspecto das operações, mas também no custo que elas têm para os negócios.

Pensando nisso, separamos 4 tendências sobre o mercado de TI para você acompanhar e começar desde já a preparar o seu negócio. Confira!

1. Cloud pública

Mesmo que cloud computing não seja uma novidade, a computação em nuvem permanecerá entre as principais tendências do mercado de TI nos próximos anos. Grande parte das empresas estão finalmente chegando a um estágio de maturação no segmento, trocando os servidores físicos e dando espaço para o armazenamento online — algo que é capaz de reduzir os custos em até 35%.

O mais importante para o futuro nessa área é que as organizações não apenas armazenarão as suas informações na nuvem, mas serão capazes de cuidar melhor da segurança dos dados. Também terão os custos reduzidos, já que com a cloud pública cada cliente paga apenas pelos recursos e demandas de capacidades atendidas.

2. Internet das coisas

O conceito de casa inteligente é apenas a ponta do iceberg para as possibilidades que a internet das coisas vem trazendo ao mercado de TI. A IoT é capaz de mudar a forma como as empresas fazem negócios, a maneira como se relacionam com os seus fornecedores e o modo como se comunicam com o público.

Assim, muitas organizações podem usar essa tecnologia na contagem de pessoas que entraram em suas lojas, na automatização do controle de estoque, no gerenciamento de redes de sistema, entre outros processos.

3. Big Data e Analytics

O crescimento do mercado de BIG Data e Analytics pode chegar a US$ 4,2 bilhões investidos na área em 2019. No Brasil e no mundo, as ferramentas de análise de dados estão se proliferando devido à necessidade dos empresários em obter relatórios eficientes sobre as suas operações e os processos que envolvem o seu negócio.

Algumas das áreas que mais investem nesse tipo de tecnologia são as bancárias, industriais e governamentais. Acontece que as análises preditivas contribuem para operações contínuas, reduzindo a carga administrativa para manter os sistemas otimizados.

4. Inteligência artificial

Atualmente, as aplicações de inteligência artificial atuam na substituição de algoritmos tradicionais por sistemas capazes de atuar de maneira autônoma. Por isso, alguns tipos de dispositivos, como assistentes virtuais, robôs e carros autônomos já estão em fases de testes e sendo usados por empresas ao redor do mundo.

A própria Google, inclusive, é uma das organizações pioneiras nesse aspecto. Porém, a previsão é que, nos próximos anos, grande parte dos negócios adaptem o uso da inteligência artificial em sua infraestrutura.

O investimento em tecnologias serve para qualquer tipo de empresa porque proporciona agilidade na realização dos processos e maior assertividade durante as tomadas de decisão. Por isso, é essencial ficar atento às novidades do mercado de TI, preparar o seu negócio para as principais tendências e, consequentemente, conquistar um diferencial competitivo.

Aproveitando que você chegou até aqui, que tal continuar a sua leitura sobre Big Data e conhecer mais sobre as vantagens do Attunity?

blog_carreira de dadosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-