Como escolher um curso de especialização em Big Data?

4 minutos para ler

O uso do Big Data é uma realidade que vem transformando a forma de fazer negócios. As previsões só ratificam isso e apontam que até 2019 o mercado de Big Data deve alcançar US$ 102 bilhões.

Sua aplicação já interfere na relação com o cliente, no direcionamento de produtos e serviços, de ações de marketing e na otimização de processos. Isso tudo baseado na oportunidade que o Big Data traz de realizar análises preditivas sobre o comportamento do consumidor e do mercado como um todo.

Um mercado com essas perspectivas também se torna uma excelente oportunidade para evolução profissional. Para quem quer crescer e expandir seus conhecimentos em tecnologia, uma especialização em Big Data pode ser o caminho. Além do mais, muitos veículos especializados apontam o aparecimento de milhares de vagas de emprego para profissionais com esses conhecimentos.

Quer saber como fazer a escolha certa sobre a especialização? Você deve começar analisando 5 pontos determinantes para fazer sua escolha e direcionar sua carreira em Big Data. Confira!

Entenda os conceitos e sua aplicação

Junto com o Big Data, muitos outros conceitos surgem, como Analytics, Machine Learning, Computação Cognitiva etc. Juntos, eles têm aplicações específicas e resultados esperados. Por isso, conhecer esses conceitos para entender as possibilidades do mercado é essencial para que você possa direcionar suas escolhas.

Conheça o mercado e as tendências

As possibilidades do mercado também devem ser mapeadas. Afinal, você vai optar pela especialização em Big Data que vai trazer o conhecimento que você precisa, e mais do que isso, o que o mercado e as tendências dos novos negócios vão exigir. Caso contrário, correrá o risco de ficar apenas com o certificado na gaveta, mas sem aplicação.

Faça uma autoavaliação e entenda seu perfil

Fazer essa avaliação é fundamental para avaliar o momento da sua carreira e onde pretende estar a médio prazo, assim como entender, na carreira em Big Data e Analytics, onde seu perfil se encaixa melhor. Suas habilidades atuais e seus gaps vão ajudar a traçar seu plano futuro.

Defina onde quer chegar na carreira em Big Data

E por falar em plano futuro, atrelado à sua autoavaliação deve estar seu planejamento de carreira. Em que patamar ou cargo você deseja estar em cinco ou dez anos? O caminho é seguir na sua empresa atual e nos projetos que ela oferece, ou encontrar uma oportunidade fora? Esse “desenho” será fundamental para direcionar a escolha da sua especialização em Big Data.

Procure uma instituição reconhecida pelo mercado

Agora que você já mapeou o mercado, entendeu seu potencial e tem um planejamento, é hora de escolher a especialização em Big Data que se encaixa no seu projeto. Nesse ponto, é essencial buscar uma entidade reconhecida no mercado.

Uma instituição envolvida e especializada com esse universo, certamente, vai oferecer as melhores opções de cursos em todo o Brasil, de forma presencial e a distância. Além disso, estudar em uma instituição bem-conceituada vai fortalecer e muito seu currículo.

Os papéis são diversos, desde engenheiro de dados, engenheiro de Big Data, arquiteto de soluções de Big Data, especialista em Business Analytics (Analista de Negócios), gerente de Analytics, cientista de dados, entre outros.

Sendo assim, uma especialização em Big Data pode ajudar você a fortalecer sua carreira na empresa atual ou encontrar uma nova oportunidade, já que o Big Data é um caminho sem volta. Encontre a instituição certa e mãos à obra!

Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade sobre o mercado de tecnologia e suas principais tendências.

Ebook Inteligência de MercadoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-