Carreiras de TI: quais eu posso seguir? Descubra!

4 minutos para ler

O mercado de TI tem crescido cada vez mais e se tornou uma das áreas mais promissoras para se trabalhar. Inclusive, mesmo diante de crises globais, como a pandemia de coronavírus, ele se manteve em ascensão, tendo previsão de alta de 11% para 2021. Nesse contexto, as oportunidades para quem segue as carreiras de TI também são excelentes.

No post a seguir, explicamos como essa área tem se tornado essencial em nossa sociedade e por que trabalhar com TI é uma excelente ideia. Saiba também quais são algumas áreas nas quais você pode atuar. Confira!

Por que a carreira de TI é uma ótima oportunidade profissional?

Vivemos em um mundo cada vez mais digital, no qual as empresas contam com diversas tecnologias para otimizar seus processos e se estabelecer em seus mercados. Por essa razão, a área de TI tem se tornado uma das mais importantes. Afinal, ela garante:

  • segurança digital;
  • desenvolvimento de novos produtos;
  • comunicação mais efetiva;
  • otimização do cotidiano empresarial.

Nesse cenário, ela se torna indispensável para quem quer aproveitar os benefícios da tecnologia. Portanto, a demanda por profissionais de TI também aumenta.

Nesse caso, além das vantagens oferecidas pelo setor, os profissionais podem se especializar em várias áreas. Afinal, conforme novos sistemas e tecnologias vão se desenvolvendo, mais campos de atuação surgem em TI.

Quais são as diferentes carreiras de TI?

Se você se interessa pelas carreiras em TI, saiba que é possível trabalhar em diversos segmentos. Confira alguns deles a seguir.

Segurança em TI

Ter os dados da empresa em sistemas digitais favorece muito o cotidiano. Porém, é preciso protegê-los de invasões, perdas e outros fatores que possam colocar a empresa em risco. Sendo assim, a área de segurança em TI é uma das mais requisitadas.

Nela, o profissional vai viabilizar a implantação de tecnologias, bem como acompanhar as existentes. Essa área se encarrega, ainda, da sintonia com outros departamentos, oferecendo segurança de dados para os outros times da empresa.

Desenvolvimento de softwares

Outro segmento fundamental é o de desenvolvimento de softwares, que permite que uma empresa crie sua própria solução para o dia a dia, tornando seus processos mais organizados e melhor executados por meio da tecnologia.

Para isso, é preciso um profissional especialista em programação, que possa criar softwares, mantê-los atualizados e em funcionamento, bem como pensar em novas soluções, conforme a necessidade da empresa.

Projetos de ERP

O ERP é uma parte importante do dia a dia empresarial, já que promove a integração de dados e processos da organização, otimizando tempo e promovendo a integração entre os profissionais.

Sendo assim, o profissional de ERP vai atuar em funções como:

  • levantar dados;
  • mapear processos;
  • criar um sistema funcional;
  • resolver problemas técnicos;
  • implementar melhorias contínuas.

Análise de Dados

Uma empresa acumula e lida com quantidades gigantescas de dados todos os dias. Nesse sentido, fazer a análise desses dados é fundamental, a fim de entender o panorama no qual o negócio se encontra, bem como auxiliar na tomada de decisões pelos gestores.

Sendo assim, o analista de dados atua no processo de Data Analytics, buscando compreender o que a Big Data da empresa contém e, a partir disso, interpretar resultados que possam impactar positivamente no negócio. Para isso, são utilizadas metodologias de análise de dados, bem como ferramentas específicas, como o Qlik Sense.

Além disso, por se tratar de uma análise com foco mais amplo, o trabalho desse profissional tem muito impacto em outras áreas da organização, como a comunicação empresarial, o fornecimento de informações necessárias aos departamentos e o fluxo de documentos que circula pela empresa. Por essa razão, essa é uma das carreiras de TI mais destacadas para o futuro.

O mercado de TI está em constante crescimento. Isso porque, atualmente, há uma crescente demanda pelo uso de tecnologias em empresas. Dessa forma, uma das áreas mais importantes, entre as carreiras de TI, é a Análise de Dados. Afinal, ela lida com a matéria-prima que pode definir a atuação da empresa e seu futuro.

Quer saber como ter sucesso nessa carreira em potencial? Confira nosso guia completo!

blog_carreira de dados
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-