As vantagens competitivas de organizações Data Driven

As vantagens competitivas de organizações Data Driven
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Estudos da IDC América Latina preveem que o investimento no mercado de Big Data Brasileiro ultrapassará R$ 1 Bilhão em 2017. E não é à toa que cada vez mais organizações têm usado esses dados para melhorar sua competitividade no mercado: o tamanho do Big Data dobra a cada ano, o que significa que geramos — seja com wearables, smartphones, na web ou outros dispositivos eletrônicos —  dados que podem ser utilizados para otimizar estratégias.

O Data Driven é a utilização desses dados para a criação de perfis, clusters, segmentação de públicos e realização de análises preditivas de padrões de consumo. Sabendo que o consumidor prefere a cor cinza, por exemplo, a empresa pode produz mais itens dessa cor, maximizando o lucro, diminuindo o custo de produção e minimizando o desperdício.

No post de hoje, listamos as principais vantagens estratégicas do Data Driven. Continue a leitura e entenda como essa tecnologia pode ajudar o seu negócio a crescer!

Quais as vantagens de investir em Data Driven?

Em 2016, o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 44 bilhões. Segundo a FGV, o Brasil terá um smartphone por habitante até o fim de 2017. Esses dados mostram o potencial do investimento no marketing guiado por dados.

A internet é cotidiana na vida das pessoas. Seja postando em redes sociais, enviando mensagens instantâneas ou procurando soluções de compra, todos são continuamente expostos a marcas, anúncios e conteúdos variados. Mas como atingir meu público-alvo entre 100 milhões de internautas no Brasil?

Simples: tudo na internet é captado e direcionado por dados (Data Driven), inclusive o processo de vendas. Isso significa que nosso comportamento, cliques e consumo são registrados no Big Data, o que permite que uma campanha ou um anúncio seja direcionado para o seu “cliente ideal” ou Buyer Persona.

Como o Data Driven contribui para o planejamento estratégico da empresa?

Para garantir o máximo lucro e o Retorno de Investimento (ROI), bem como uma precificação de produtos mais competitiva, as empresas precisam garantir a melhor relação custo x benefício, mensurar os resultados obtidos em campanhas e obter informações de padrões de consumo para traçar planejamentos estratégicos precisos.

Investir em Data Driven Marketing é, comparativamente, mais barato e efetivo que em métodos tradicionais de pesquisa e marketing, pois a refração das campanhas é baixa e a empresa atinge seu público-alvo diretamente.

Por exemplo: um anúncio em um outdoor pode, ou não, ser visto por seus clientes em potencial. Contudo, na internet, você garante que seu anúncio será exibido para pessoas com um perfil específico, com base em dados coletados em campanhas anteriores.

Menor refração, direcionamento e precisão dos resultados permitem análises e a criação de metas concretas, maior controle das ações realizadas e, até, mudanças de direcionamento em estratégias errôneas.

Isso garante segurança e controle no investimento e no planejamento estratégico, diminuindo o custo e aumentando a competitividade das empresas.

O que o Data Driven pode fazer pelo meu negócio?

Ter todas as ações guiadas por dados diminui a refração, os gastos e gera números concretos, importantes para o ROI de campanhas de marketing, o que maximiza o lucro e permite traçar um planejamento estratégico mais preciso e coeso para as empresas.

Todos esses fatores devem ser levados em conta, quando comparados ao alto investimento e ao pouco retorno que as estratégias de marketing tradicionais geram para as empresas atualmente.

Por isso, investir em Data Driven, Data Mining, Business Intelligence e na utilização de ferramentas de Business Analytics para a sua organização é investir em eficiência e precisão, maximizando lucros e aumentando sua competitividade no mercado.

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