Aprenda como escolher as melhores ferramentas de análise de dados

4 minutos para ler

Ferramentas de análise de dados são o principal recurso que os negócios dispõem para lidar com a montanha de informações que acumulam no dia a dia. Elas ajudam a navegar pelos dados armazenados por uma empresa e a dar uso a eles. Seja na tomada de decisão, seja na criação de novas estratégias, é importante pensar em softwares como parceiros de sua marca.

Neste post, conheça os principais critérios utilizados na hora de escolher essas ferramentas e veja os benefícios que você obterá com esse investimento. Boa leitura!

Atenha-se às necessidades do negócio

Atualmente, existem muitas ferramentas de análise de dados disponíveis no mercado. Logo, podemos escolher aquelas que melhor atendem às necessidades de cada negócio. Há recursos que são específicos, por exemplo, para a área da saúde, enquanto outros favorecem o trabalho com dados no mercado financeiro.

Considere o seu negócio e faça uma primeira filtragem entre as ferramentas de análise para priorizar aquelas que são específicas da sua área de atuação. Assim, será mais fácil garantir a compatibilidade dos formatos de dados utilizados e menos complicado ensinar aos seus colaboradores a aplicar o software em questão.

Afinal, esses recursos desenvolvidos especificamente para determinadas indústrias consideram padrões internacionais e podem ser mais simples de se implementar do que softwares genéricos.

Além disso, coloque em uma planilha ou lista quais são as demandas da empresa quando o assunto for dados. Assim, você terá facilidade em certificar que todas elas são cumpridas pelos softwares e que passaram pela primeira triagem.

Ouça a opinião de outros usuários

Ouvir a opinião dos colaboradores que participaram da primeira etapa é uma boa para descobrir se o software escolhido será o melhor para a sua equipe. Muitas vezes, encontramos a ferramenta de análise de dados perfeita, porém, ao consultar seus usuários, somos confrontados com os principais desafios que ela apresenta.

A facilidade de aprender a utilizar uma ferramenta é um dos critérios que devemos seguir. Se um software conta com muitos reviews negativos, passados por profissionais da área, é improvável que a sua equipe tenha facilidade de se adaptar ao seu uso.

Procure ferramentas de análise de dados com alta usabilidade

Falando em adaptar-se ao uso de softwares, a usabilidade também precisa ser um critério na hora de escolher ferramentas de análise de dados. É muito mais fácil fazer com que o seu time comece a utilizar um recurso que não precisa de longas horas de treinamento para ser entendido. Economizar tempo significa cortar custos ao longo da implementação.

Sendo assim, priorize aqueles recursos que replicam ou têm funções similares aos softwares que seu negócio utiliza no dia a dia. Eles serão menos complicados de se habituar e oferecerão melhor retorno sobre o investimento.

Entenda que tipos de dados são suportados na ferramenta escolhida

Para garantir que o software escolhido seja compatível com os dados que a sua empresa armazenou ao longo do tempo, será preciso consultar quais formatos são suportados pela ferramenta.

Em alguns casos, vale a pena colocar os seus dados em conformidade com a nova solução, mas, na maioria deles, a falta de compatibilidade mostra que você terá custos extras na adoção desse software em específico.

Para evitar problemas, escolha aqueles que lidam bem com os dados nos formatos com que a empresa já trabalha.

Priorize ferramentas de análise de dados com boa integração

Por último, o seu software não pode funcionar fora de contexto, ou seja, ele pode oferecer mais valor para o negócio se for facilmente integrado com os recursos que já são utilizados rotineiramente.

Verifique a disponibilidade de integração com as soluções que você já possui e, aí sim, decida-se por uma ou outra ferramenta.

Escolher bem as ferramentas de análise de dados que você utilizará no dia a dia ajudará a obter os resultados esperados. Afinal, quando dispomos dos recursos certos para amplificar nossas habilidades é muito mais fácil ser produtivo e eficiente.

Gostou do post? Então, assine agora mesmo a newsletter da Academia IN e receba novidades como essas em seu e-mail!

Ebook Inteligência de MercadoPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-