Entenda o que é preciso para se tornar um analista de dados
O analista de dados não só precisa de habilidades técnicas para ser competente, mas também obter soft skills importantes. A união dos dois tipos de habilidades forma o profissional de sucesso.
Você sabe o que é e o que faz um analista de dados? Os profissionais dessa área são aqueles responsáveis por coletar, investigar e representar as informações que uma empresa armazena. Assim, o seu papel é extrair os dados mais relevantes de um negócio e fazer perguntas que ajudem a filtrá-los e transformá-los em insights.
Também é papel do analista conduzir estudos preliminares sobre os dados, usar técnicas de data mining e entender o conceito de querying (SQL), empregando todos esses conhecimentos na descoberta de padrões, que precisam ser representados em gráficos, tabelas e modelos capazes de orientar as tomadas de decisão.
Ficou interessado? Então, se você quer entender a fundo o que é preciso para se tornar um analista de dados e quais são os cursos que podem ajudá-lo nessa tarefa, continue lendo este post.
Quais habilidades um analista de dados precisa ter?
Para se tornar um analista de dados de sucesso, o profissional deve ter diferentes tipos de habilidades, que são conhecidas como Soft Skills e Hard Skils. O primeiro tipo são as competências não técnicas e estão relacionadas com a educação de cada indivíduo, sua experiência de vida — elas podem ser boa comunicação, capacidade de resolver problemas e pensamento crítico etc.
Enquanto as Hard skills, também conhecidas como habilidades técnicas, dizem respeito ao conhecimento aprofundado que o profissional tem sobre determinada área — nesse caso, a análise de dados. Cada um desses conhecimentos ajuda o analista de uma forma específica, e nos tópicos abaixo mostraremos por quê.
Soft Skills
Pensamento crítico
Pensar criticamente é fundamental para o analista de dados porque o ajuda a entender, de fato, os problemas com que ele precisa lidar. Só dessa forma ele é capaz de julgar a melhor abordagem para modelar as informações que têm em mãos e responder às perguntas da gestão.
Além disso, com o pensamento crítico, o indivíduo deixa de lado a sua subjetividade e analisa os problemas de forma objetiva, procurando a solução dos problemas por meio de um raciocínio embasado.
Solução de problemas
Um analista de dados competente é aquele que sabe encontrar soluções adequadas para problemas que surgem durante o trabalho. O solucionador de problema habilidoso não só é capaz de usar os melhores métodos para resolver situações complicadas, mas também de identificar os motivos que criaram o problema. Assim, ele atua para evitar que novas adversidades surjam no futuro.
Boa comunicação
Essa habilidade não é fundamental apenas na análise de dados, mas em todas as profissões. Um profissional que não se comunica bem, não consegue ter boas relações com seus colegas de trabalho, o que pode causar atritos dentro do ambiente da empresa. No trabalho com os dados, o analista precisa comunicar com clareza suas descobertas, tanto para o público técnico, quanto para o público leigo.
Sensibilidade comercial
O analista não deve preocupar somente com a questão técnica relacionada aos dados. Ele precisa entender os objetivos da empresa e o nicho em que ela atua. Dessa forma, o profissional terá mais recursos para resolver possíveis problemas, de modo que isso ajudará no crescimento do empreendimento.
Hard skills
Habilidade para programar
Saber programar é outro ponto que precisa ser trabalhado pelo analista de dados. Linguagens como o R e o Python são as mais utilizadas no campo, ajudando a lidar com grandes grupos de informações com facilidade — outras linguagens de programação que ainda podem ajudar são o Java, Scala, Clojure, Octave e C++.
Arquitetura de dados
Entender como os dados de uma empresa estão estruturados é fundamental para o analista solucionar problemas. Afinal, a partir do momento em que pode compreender como são armazenados e disponibilizados os dados de um negócio, ele consegue fazer mudanças que tornem os modelos preditivos ainda melhores.
Conhecimentos em matemática
Quem trabalha com dados precisa ter conhecimentos em estatística. Os analistas e cientistas desse tipo de informação trabalham com modelos matemáticos e devem saber como empregá-los. Além disso, essa habilidade permite executar análises aprofundadas e identificar padrões e relacionamentos relevantes.
Conhecimentos em inteligência artificial (IA) e machine learning
Saber empregar ferramentas de inteligência artificial e deep learning no processamento de dados pode favorecer a empresa. Isso porque as aplicações auxiliam na identificação de informações que serão úteis para o objetivo desejado ou não.
Em quais cursos posso aprender análise de dados?
Há vários cursos disponíveis para quem quer se tornar um analista de dados, mas a escolha do mais apropriado dependerá da indústria em que você deseja atuar. Com isso em mente, é possível criar um plano de estudos eficiente e definir o que é preciso aprender antes de ingressar no mercado.
Atualmente, alguns campos populares na ciência de dados são biotecnologia, finanças, marketing e tecnologia, mas ainda há muitos outros em que os seus conhecimentos poderão ser úteis.
O data science pode ser estudado a distância ou em cursos presenciais. Além disso, alguns cursos fundamentais são o de modelagem de dados e visualização de dados.
Por onde começar os cursos para analista de dados?
Uma boa maneira de começar a estudar análise de dados é pensar no currículo que você deseja apresentar no futuro. Verifique algumas vagas na sua área de interesse e descubra exatamente quais são as especificações exigidas pelos contratantes. Em seguida, utilize esse “modelo de CV” para escolher os cursos que o levarão a desenvolver essas capacidades.
Seja como for, vale ressaltar que, quanto mais dados as empresas produzem, maior é a importância do analista no contexto de negócios. Hoje, são produzidos 2,5 quintilhões de dados todos os dias — e eles são tão diversos quanto você pode imaginar.
Agora que você já viu quais são as habilidades necessárias para se tornar um analista de dados de sucesso, deve estar se perguntando: por onde começar? A Academia IN tem um conjunto de cursos específicos para tornar um profissional de referência na área de análise de dados. Desde Fevereiro de 2021 nós atuamos no mercado com treinamentos oficiais treinando alunos em BI (Businees Intelligence) nas aplicações do ecossistema Qlik. Os cursos podem ser presenciais ou online.
- Deploy & Administração do ambiente Qlik Sense: esse curso ensina o que é necessário para instalar o ambiente Qlik na plataforma Windows;
- Criando uma organização alfabetizada em dados: é um curso introdutório cujo objetivo é educar os alunos no entendimento da alfabetização em dados;
- Criando relatórios com Qlik NPriting: o objetivo desse curso é capacitar os analistas de negócios que precisam elaborar e distribuir relatórios estáticos baseados nos produtos Qlik Sense e QlikView;
- Modelagem de dados com Qlik Sense: com esse treinamento você aprenderá a elaborar um modelo de dados eficientes para transformar sua aplicação e retirar insights valiosos para apoio a tomada de decisão, com eficiência e performance ;
- Criando visualizações com Qlik Sense: é um curso voltado para a capacitação dos alunos em self-service visualizations e descobertas baseados em cenários, fundamentação e Storytelling. Aliás contar histórias com dados é uma das habilidades do poder da comunicação nos dias atuais.
O analista de dados é a única pessoa capaz de navegar por eles com destreza, e por isso, o mercado para os seus serviços se expande diariamente e depressa. Então, diante do que vimos aqui, considere investir seus estudos na área para garantir uma posição de trabalho estável como analista de dados nos próximos anos.
E aí, gostou desse artigo? Então, assine a nossa newsletter para receber, em primeira mão conteúdos sobre ciência dos dados no seu e-mail.