Entenda a diferença entre análise descritiva, preditiva e prescritiva
Para analisar bem os dados de uma empresa é preciso escolher o melhor método, como a análise descritiva, preditiva e prescritiva, por exemplo. Afinal, cada um pode ser usado em diferentes momentos para se alcançar um melhor resultado e entender com mais facilidade o que as informações coletadas querem dizer.
Confira a seguir as diferenças entre esses tipos de análises e saiba quando utilizá-las no dia a dia. Boa leitura!
Quais são as diferenças entre análise descritiva, preditiva e prescritiva?
De forma geral, os diferentes tipos de análise respondem a certas perguntas e fornecem dados sobre situações em que uma empresa se encontra ou pode se encontrar diante do mercado de atuação.
Análise descritiva
Seu foco é usar os dados para gerar uma compreensão do que ocorreu na empresa em determinado evento ou período.
Para isso, é possível selecionar informações específicas e agregar indicadores, que possibilitem concluir os cenários que ocorreram.
Análise preditiva
Como o nome já diz, o foco desse método é usar técnicas que busquem prever o que poderia acontecer em diferentes cenários da empresa.
Sendo assim, ele usa modelos estatísticos, com o objetivo de identificar tendências. Diante disso, é possível criar novos produtos, se preparar para certas demandas e até evitar crises.
Análise prescritiva
Na análise prescritiva, o foco é testar ações por meio de dados, com o objetivo de resolver um problema ou tomar as melhores decisões em um novo empreendimento.
Dessa forma, é possível usar algoritmos e técnicas de simulação para determinar qual é a melhor tomada de decisão diante daquele problema que precisa ser solucionado.
Quando e como realizá-las?
Para fazer a análise descritiva é importante definir um período a ser analisado. Por exemplo, é possível selecionar os últimos seis meses de uma empresa e estudá-los, a fim de observar seu crescimento comparado ao mesmo período do ano anterior.
Nesse caso, é preciso considerar os dados coletados no passado, bem como os atuais, que sejam equivalentes e possam resultar nos mesmos níveis de informações.
Já a análise preditiva é ideal para quando se quer tomar decisões impactantes na organização. Por isso, sempre que uma empresa identifica uma nova oportunidade de negócio ou um cenário não favorável, é possível aplicá-la para entender o que é que pode acontecer.
Sendo assim, ela precisa considerar, principalmente, dados que identifiquem padrões que evoluam ou decresçam em relação a determinado produto, faturamento ou comportamento do consumidor.
Por fim, a análise prescritiva pode ser aplicada diante de qualquer situação que obrigue a empresa a tomar decisões no futuro.
Dessa forma, é importante considerar ferramentas que possam ser usadas para estabelecer cenários e suas consequências. Por exemplo, a Qlik Sense permite criar relatórios precisos com indicadores, além de usar recursos diferentes, como o storytelling, para que todos da empresa consigam entender os dados e definir o que fazer para o futuro.
Como aplicá-las no dia a dia da empresa?
No caso da análise descritiva, ela é útil no dia a dia da empresa que quer compreender sua posição no mercado. Por exemplo, é possível avaliar os números de vendas, além de analisar a situação dos concorrentes, para saber em qual posição a organização se encontra.
Já no caso da análise preditiva, ela é importante para se preparar para situações iminentes. Por exemplo, durante a pandemia, houve um grande aumento nas compras online. Com isso, uma empresa pode identificar se a tendência vai seguir, definindo novos produtos, preparando estoque e investindo em um delivery mais rápido.
Por fim, a análise prescritiva é útil principalmente diante de situações já detectadas. Por exemplo, se com o uso de indicadores analisados com o Qlik Sense foi identificada a baixa de faturamento, é possível coletar insights na mesma ferramenta para trabalhar com novos nichos e melhorar os produtos já existentes, a fim de reverter a situação.
Realizar a análise descritiva, preditiva e prescritiva em uma empresa é uma forma de aprender com o passado, observar o presente e solucionar os desafios previstos para o futuro. Dessa forma, a empresa não é pega desprevenida diante de crises e oportunidades e saberá como agir para se estabelecer em seu mercado.
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