Análise de dados: encontre clientes rentáveis e otimize seu negócio

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A todo momento, terabytes e mais terabytes de dados são gerados por usuários em todas as partes do mundo. Dados estruturados e não estruturados compõem esse emaranhado de informações, cujo papel é de extrema importância para as empresas.

Hoje, a análise de dados faz parte da rotina de grande parte dos negócios. Por meio dela, empresas extraem informações valiosas do mercado e as utilizam como base para inúmeros ajustes em suas atividades.

Aspectos relacionados a vendas, projeções financeiras, riscos futuros, hábitos de consumo e tendências são alguns dos insights trazidos pela análise de dados. Logo, a tomada de decisões torna-se um processo mais preciso e rentável.

No post de hoje, mostraremos como a análise de dados pode facilitar a trajetória da empresa até o cliente — ou o caminho inverso —, de modo a garantir uma boa rentabilidade nessa relação. Continue a leitura e confira!

1. Potencializa o sucesso empresarial com insights valiosos

Trabalhar com mais clareza e precisão é sem dúvida um diferencial buscado por qualquer negócio. Afinal, qual empresa não quer direcionar de forma exata os seus recursos e poupar tempo e dinheiro com ações pouco efetivas?

Nesse ponto, a análise de dados é o “ás de espadas” dos negócios. Por meio da coleta, estruturação e utilização de dados do mercado, diretores, gestores e líderes conseguem direcionar de maneira muito mais satisfatória as atividades da empresa.

As otimizações tornam-se mais eficientes e os profissionais podem ser melhor alocados para atender a demandas específicas, previstas pela análise de dados, por exemplo. Além disso, o alinhamento da empresa com os hábitos e interesses do seu público é amplamente reforçado.

2. Aprimora a relação com o cliente

Promover uma avaliação macro do mercado permite à sua empresa entender o contexto no qual ela está inserida. Essa percepção melhora a imagem do negócio, já que consegue atuar de forma inovadora e acompanhando as tendências.

De maneira direta, a satisfação do cliente é positivamente impactada. Como a sua empresa se preocupa em entender as demandas do consumidor e, mais que isso, foca os esforços para conseguir atendê-las, certamente, para esse cliente, o valor do negócio é muito maior.

3. Otimiza o marketing

Atualmente, o marketing segue uma linha de que a qualidade das interações é algo mais vantajoso do que a quantidade delas. Em outras palavras, é melhor atingir um público menor com as campanhas e conseguir um retorno maior do que investir alto em estratégias gigantescas, que englobam um universo de pessoas, em que muitas delas não se interessam pela proposta.

Nesse contexto, mais uma vez, a análise de dados pode ajudar. Por meio da avaliação de informações de mercado, colhidas por diferentes sistemas e de diferentes plataformas, a empresa consegue “desenhar” o perfil do seu consumidor. Assim, ações de marketing recebem recortes pontuais, os quais servirão para atingir somente o público correto.

Com essa maior eficiência nas interações de marketing, conduzir os leads pelo funil de vendas, por exemplo, se torna uma tarefa menos trabalhosa e significativamente mais vantajosa para a empresa, que consegue comprovar isso em números e resultados.

4. Melhora a gestão dos recursos organizacionais

Como dito, um dos pontos principais da análise de dados é o fornecimento de insights capazes de direcionar a tomada de decisão. O reflexo disso é a melhora na gestão dos recursos do negócio.

Toda a visibilidade do negócio trazida pela análise de dados — tanto internos quanto do mercado — ajuda os tomadores de decisão a promoverem os investimentos necessários para tornar a empresa mais competitiva e ainda mais atraente para o cliente.

Desse modo, por exemplo, tratando-se de pequenas e médias empresas, em que o orçamento é mais apertado, é possível estabelecer prioridades quanto aos investimentos, inovações e otimizações, focando o que traz mais benefícios.

Por fim, não há como negar que a análise de dados é um dos pilares da atuação empresarial atual. O reforço gerencial trazido pela estruturação de dados e informações estratégicas é nítido, e os pontos citados neste artigo comprovam.

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