Como usar a análise de dados nas tomadas de decisões?
Tomar decisões empresariais sempre foi uma das tarefas mais difíceis dentro de um negócio. Sempre há muitos detalhes a serem levados em conta, o que torna difícil fazer a escolha certa por simples observação. Por isso que a análise de dados tem se tornado a forma padrão para qualquer tomada de decisão.
Diferente de observações subjetivas, dados e números concretos são mais confiáveis, podem ser acompanhados a longo prazo e permitem encontrar novos insights sobre o estado da empresa e o que pode ser feito para aprimorá-la. Por meio de um data-driven management é mais fácil alcançar resultados visíveis.
Porém, para isso, é necessário saber como aplicar esse conhecimento corretamente. Para te ajudar a dar os primeiros passos, trouxemos aqui algumas dicas para você fazer a análise de dados de forma correta. Confira:
1. Estabeleça seus objetivos
O primeiro passo antes de fazer a análise de dados é definir um objetivo e um uso potencial para ele. Ter um grande número de informações é útil, mas apenas acumulá-las sem nenhum direcionamento não vai gerar muitos resultados.
Para que essas informações sejam mais bem aproveitadas, você precisa estabelecer um objetivo claro. Em que contexto esses dados serão usados? Como eles serão analisados? Que metas devem ser alcançadas com base nisso? Quanto mais clareza você tiver nesses pontos, mais fáceis serão os próximos passos.
2. Defina a sua estratégia
Ter um planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio, independentemente de seu contexto. Ele determina como você pretende alcançar seus objetivos, com quais complicações deve se preocupar, como pretende lidar com imprevistos, etc. Se a estratégia for bem elaborada, será mais fácil coordenar a equipe e todos os setores para alcançarem o mesmo objetivo a longo prazo.
3. Gerencie suas fontes de dados
Com um pouco mais de direcionamento para sua análise de dados, o próximo passo é definir quais serão as suas fontes e como as informações serão coletadas. Isso inclui também quais ferramentas serão necessárias para reunir e organizar esses dados de forma que eles possam ser analisados por você e pela sua equipe. Para dados internos, como vendas, atendimentos e movimentação de produtos, o ideal é ter ferramentas de monitoramento automatizadas.
4. Analise e estabeleça ligações
Com as informações já em mãos, você deve começar a fazer o tratamento necessário para sua análise de dados. Isso inclui estabelecer as principais correlações entre eles, definir quais informações são mais relevantes para quais contextos, etc. Com esse tratamento, você terá um pouco mais de facilidade para criar insights em seu negócio e encontrar mais oportunidades de crescimento.
5. Invista em data literacy
Independente da qualidade dos dados, para que eles sejam bem aproveitados em suas análises, você e sua equipe precisam ter um nível mínimo de data literacy, ou alfabetização de dados. Essa é a capacidade de entender, analisar e se comunicar por meio de dados. O princípio é o mesmo do aprendizado da linguagem, quando você aprende a converter o código bruto em informação e estabelece conexões que te permitem tomar uma decisão.
Com essas dicas, você já pode começar a usar a análise de dados como parte de sua tomada de decisões empresariais. Mas se você ainda tem algumas dúvidas sobre o processo e como usar seus dados de forma eficaz, então os cursos da Academia IN podem te ajudar.
Para dar os primeiros passos, faça o curso de alfabetização de dados e entenda os fundamentos para melhorar suas análises.